domingo, 1 de fevereiro de 2009

Um ano de Portismo e de Liberdade

Há um ano um grupo de portistas decidiu criar este blogue, a que deu o nome de “Reflexão Portista”, designação que já dava a umas trocas informais de opiniões e de informações acerca do clube.


O grupo assemelhava-se um pouco ao lema da antiga revista Tintim, pois as idades dos seus membros oscilavam entre a casa dos trinta e a dos sessenta. Haviam travado conhecimento virtual num fórum de portistas, onde aliás dois deles, o José Correia e o Mário Faria, chegaram a contribuir com artigos “de fundo”.

Foi precisamente a vontade de podermos alongar-nos na escrita sem as restrições normais de espaço de um fórum e com plena liberdade a razão principal da criação do blogue. De fora, nem todos assim o entenderam e, dado o carácter heterodoxo e descomprometido das opiniões aqui emitidas, houve algumas mentes mais tortuosas que, muito portuguesmente, até nos atribuíram tenebrosos intuitos conspirativos e sectários. Até de “jornalistas amadores” fomos simpaticamente apodados. Estes mimos não vieram de benfiquistas ou de sportinguistas, mas sim de portistas que connosco virtualmente conviviam no dito fórum. É, de facto, uma pena o aparecimento deste espírito sectário entre certos aprendizes de feiticeiro, mas, na realidade, e como diria Jorge Nuno Pinto da Costa, alguns deles nem todos os conhecemos, nunca nos foram apresentados.

Mas o atrás descrito não passa de um pequeno acidente de percurso. Percebemos que o que move tanta irrazoabilidade é, afinal, o mesmo que nos move a nós: o amor pelo F.C. Porto. Quando a bola entra na baliza adversária todos gritamos “golo!”.

Muito melhor e mais positivo é podermos escrever com prazer e liberdade acerca do clube e sabermos que não o fazemos “para o boneco”, pois os números de visitas ao nosso blogue são “engraçados”. Perto de 130.000 visitas num ano, sem ser deslumbrante em termos de espaços semelhantes na internet, já nos permite dedilhar sem a sensação de estarmos a escrever uma espécie de diário íntimo. É também para nós muito agradável podermos trocar opiniões com os portistas que vão deixando comentários na nossa caixa respectiva.


Ao longo deste ano publicámos aqui artigos da mais variada índole, acerca da história do clube, sobre temas “quentes” da actualidade – como as incidências do famigerado processo “Apito Final” – e crónicas de jogos. Ah, já me esquecia, pudemos também conhecer a Svetlana, ou melhor, ouvir falar dela, pois o Mário Faria persiste em não no-la apresentar. Esse será, sem dúvida, um dos nossos grandes desafios para 2009, talvez mais difícil que o “tetra”!

Finalmente, aproveitámos a reabertura do mercado neste mês de Janeiro para nos reforçarmos com um defesa esquerdo – ah, não era isto que eu queria dizer – para nos reforçarmos, dizia, com dois novos colaboradores (e mais poderão seguir-se). Brevemente teremos o prazer de aqui os ler regularmente.

Obrigado a todos que nos têm lido.

Viva o F.C. Porto!

20 comentários:

Anónimo disse...

"Um ano de Portismo e de Liberdade"

Parabéns !

O reflexão portista cedo se tornou um espaço de referência para muitos Portistas.
Compreendo perfeitamente os motivos que os levaram a criar o blog e a fugir das teias de quem não sabe conviver com a opinião dos outros.
O melhor resultado é que com a liberdade que este espaço vos trouxe, conseguiram dizer tudo o que queriam, tendo ao mesmo tempo percebido que não estavam sozinhos.

Um abraço a todos os autores que participam neste projecto.

Desejo um ano ainda melhor pela frente e que nunca abandonem o projecto!

http://legionofdragons.blogspot.com

Jorge Aragão disse...

Parabéns pelo aniversário, este é um Blog diferente, da gosto cá passar, ler e comentar temas sempre pertinentes.
Abraço e obrigado.

José Correia disse...

Para quem tem outras actividades (é o nosso caso) não é fácil manter um blog e actualizá-lo diariamente. Nós conseguimos (com a excepção de 3 ou 4 dias) e isto de publicar 613 artigos num ano só com muita carolice e paixão pelo FC Porto.

Esperamos que o 2º ano do ‘Reflexão Portista’ possa ser pelo menos tão gratificante como o primeiro, até porque, e conforme o Alexandre referiu, a equipa foi reforçada com mais dois elementos.

Oportunamente haverá outras novidades.

Aristodemos disse...

Parabéns.

Gosto muito deste blog, pela seriedade como é debatida a actualidade do nosso clube.

Miguel disse...

Os meus sinceros parabéns por este vosso primeiro aniversário. Que seja o primeiro de muitos. O meu muito obrigado também por criarem este espaço que visito assiduamente onde posso sempre encontrar artigos pertinentes sobre a vida do nosso clube discutidos com pés e cabeça.

Um grande abraço e "keep up the good work" :)

Já agora e se me permitem a ousadia, os meus parabéns também à comunidade de comentadores que vim encontrar neste blog pelas reflexões sobre os artigos expostos.

Bem hajam.

Metz disse...

Muitos muitos parabéns!

Cumpz

HULK Onze milhas disse...

Parabéns e muito obrigado pelo V/trabalho em favor do FCPorto.
Votos de continuação por muitos e muitos anos mais...
Um abraço a todos

KOSTA DE ALHABAITE disse...

Parabéns!
Grande blogue, racional, portista e muito bem acompanhado, isto é, os seus bloguistas são de muita qualidade.
O Porto precisa de pessoas assim, precisa de vozes como as vossas...
Parabéns!

Pagamico disse...

Parabens pelo aniversário.

urtigao disse...

Parabéns pelo excelente trabalho.
Que seja o primeiro de muitos.

carlos disse...

Estão no bom caminho. Continuem! Para mim é uma descoberta recente, mas estou a apreciar e passo por aqui quase todos os dias. Bom nível !Parabéns!

Guedesnet disse...

Muitos parabens, para mim um dos melhores blogs sobre o FCPorto.
Pelo menos 365 visitas são minhas.
saudações

J Reis disse...

Meus caros,
apesar de nem sempre comentar, é raro o dia que não dou uma espreitadela às vossas reflexões sobre o nosso FCP. Dá gosto ler quem escreve com tanta seriedade, paixão e dedicação.
Um grande abraço de parabéns. Que os aniversários sejam muitos, os títulos também, e que estejamos cá para os comemorar.

TheDarknight disse...

Parabéns,

Desejo-vos todas as felicidades e dou as felicitações pelo blog excelente que mantiveram ao longo deste ano que passou.
Desejo que passem muitos mais anos sempre com este blog activo e actual.

Saudações Portistas :)

miguel87 disse...

Parabens e continuem com força.

bLuE bOy disse...

Não há muito mais para dizer senão que PARABÉNS... e que os próximos 365, sejam no minimo (é o que todos exigimos!!!) iguais aos agora acabadinhos de passar.

Que a vossa voz nunca se cale... na defesa do bom nome e honra do (nosso) FC Porto.

Em nome de todo o plantel do "BiBó PoRtO, carago!!", um forte aBrAçO pa toda esta magnifica equipa do "Reflexão Portista".

Tiago disse...

Tenho o privilégio de "conhecer" quase todos os membros da equipa do RP através de fóruns de discussão do FCP e a qualidade do vosso trabalho segue a linha já patenteada nesses espaços, quer sejam artigos de fundo, notas históricas, ou posts bem humorados.

Que este aniversário seja o primeiro de muitos, e aproveito para desejar grandes posts aos novos membros.

Um abraço,
Tiago Soares

Mefistófeles disse...

Parabéns sentidos e atrasados ! Continuem !

José Correia disse...

Em meu nome e, penso que posso dizê-lo, em nome da "equipa" do 'Reflexão Portista', obrigado a todos pelas palavras simpáticas.

Partilhamos entre nós e com a maioria das pessoas que nos lê a mesma paixão e, apesar de naturais e saudáveis diferenças de opinião, conforme o Alexandre escreveu, quando a bola entra na baliza adversária todos gritamos “golo!”.

Para o 2º ano do 'Reflexão Portista' esperamos marcar alguns "golos" e evitar os "auto-golos", mas o fundamental é que os homens que envergam a camisola azul-e-branca dentro das quatro linhas nos continuem a brindar com vitórias e títulos.

Tchim tchim!

João Branco disse...

Parabéns, caralho!