quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Tetra de treta, na Taça e em qualquer lugar


Antes de mais, o essencial. O FC Porto está nos quartos de final da Taça de Portugal, onde só garantiu o apuramento após uma interminável serie de 30 grandes penalidades. Beto, que ao longo dos 120 minutos do tempo de jogo foi demonstrando alguma intranquilidade, foi o herói do Dragão ao segurar 5 bolas rematadas pelos homens de Belém a partir da zona de castigo máximo.

Agora, mergulhemos, num filme de horror, com 120 minutos. Já vinha sendo notória a quebra da equipa portista nos últimos encontros (Leiria, Académica e Paços), mas aquilo que todos observamos esta noite no Restelo não permite margem para qualquer justificação, dado o desnorte, a desorientação e desiquilibrio patenteados pelos comandados de Jesualdo Ferreira.

Neste momento o FC Porto é uma equipa à deriva, sem rumo e fio de jogo. Não existe acção em busca da vitória, apenas reacção à desvantagem. O ritmo do jogo azul e branco é apenas pautado a duas velocidades. Devagar, devagarinho. A intensidade imprimida no processo da equipa é nula. E como se isto tudo já não fosse mau, a equipa portista ainda permite que os seus adversários tenham espaço para jogar e recuperar bolas a seu bel-prazer.



O resultado desta confrangedora postura da equipa azul e branca espelha-se nas dificuldades com passou para conseguir eliminar o ultimo classificado da Liga Sagres. Esteve duas vezes em desvantagem, recuperou, mas os estragos podiam ter sido maiores, pois a cada contra-ataque do Belenenses, mesmo vindo do nada, o pânico era semeado na defesa do Dragão. Desde que Jesualdo está à frente do FC Porto, nunca se virá a sua equipa a perder o equilíbrio e organização como agora se vê.

Se no processo defensivo algo vai mal, na construção ofensiva a equipa só parece dar sinal de vida quando é acossada pelo resultado adverso. Com a velocidade e dinâmica tão diminuta, este Porto não tem capacidade para criar rasgo nas defesas contrárias. Os opositores sentem-se cómodos perante este ritmo baixo. Além disso, os movimentos são básicos, demasiado previsíveis e repetidos ad nauseam, o que também se torna fácil de anular. Vai valendo a veia goleadora de Falcão e a inspiração de Varela a espaços.



De resto, mais uma arbitragem perfeitamente normal para um jogo do FC Porto. Ou seja, em caso de dúvida em lances capitais em favor da equipa azul e branca, manda-se jogar. Jogo perigoso e faltas na área, no passa nada. Não se passa nada para o árbitro e, também, para os comentadores de serviço do canal televisivo que transmitiu o jogo. Estes “manhosos” não têm estado tanto em cena nos últimos tempos, mas dá para ver que continuam em forma como dantes.

Quanto ao nosso Porto, estamos conversados. Estamos a jogar pró Mundial!!!

Fotos: Agência Lusa

40 comentários:

Pedro disse...

Não concordo com 2 pontos.

1- O Porto contra o Leiria e contra o Paços duma forma global jogou bem, demonstrou nitida subida de forma. O que demonstrou também foi uma visivel e inconcebivel intranquilidade.

2- Acho o titulo tetra de treta algo infeliz. O tetra já foi conquistado e com mérito. O Penta sim é uma tetra.

Ps: Mais alguém acha que mudar 11 jogadores a cada jogo da Taça da Liga não permite a evolução da equipa e jogadores?

Zé Luís disse...

Feito o reparo às exibi~ções boas com Leiria e Paços (Académica é uma treta), o resto é culpa de um Valeri que não anda e de um T. Costa que não produz.

Mesmo assim, amigo, prefiro mil vezes ganhar assim, do que de outra forma que tenho visto.

Mais um adversário por expulsar, mais um penálti por marcar.

Sim, equipa confusa, meio-campo horrível, baldas na defesa.

Mas raça, querer, e sem precisar de um penálti de cabeça ou expulsão forçada de um adversário como tenho visto fazer por aí.

Jesualdo anda a perder os papéis, os jogadores terão menos culpa porque valem o que valem quando são postos a jogar.

Tiago Stuve disse...

Caros amigos portistas,
apresento-vos agora uma ideia que me passou pela cabeça hoje depois do jogo com o belenenses.
Que tal se no jogo para a taça SLB já este fds o nosso FCP apresentasse Sapunaru e Hulk no 11 titular?Passo a explicar...
99porcento dos portista nao ligam nenhuma a esta taça e vêm nela somente uma hipótese de dar minutos de jogo aos menos utilizados...eu também penso assim!!e que dois jogadores do porto mais necessitam de minutos do que Hulk!! e Sapunaru??
Quais seriam as sançoes?perdiamos o jogo na secretaria e eramos eliminados...WHO CARES?
Marcavamos uma posiçao,davamos um grito de revolta e uniamos adeptos e equipa como antigamente!pensem nisto!abraço
Tiago Stuve

Socio ha 20 anos!!

Rui disse...

Começo seriamente a temer que este Porto frente ao Arsenal, bata o record do Sporting contra o Bayer.

Quanto a escutas nem vou perder tempo a ouvir-las.

Hugo disse...

"Pinto da Costa não terá gostado mesmo nada da exibição do FC Porto e não o escondeu no final do jogo, juntando-se em seu redor Antero Henrique e Joaquim Pinheiro enquanto extravasava o seu descontentamento. Ao contrário do que é hábito, o presidente dos tetracampeões nacionais esperou que Jesualdo Ferreira saísse dos balneários para, ao que tudo indica, lhe manifestar o seu descontentamento com uma das exibições mais pobres da equipa esta época."

No Jogo

Já não era sem tempo

O Grilo Falante disse...

Fui só eu a ver uma diferença brutal em termos de produção ofensiva quando joga o Valeri e quando joga o Belluschi...?

Para mim, já sei que é que saltava da lista da champions para entrar o Ruben Micael. Já agora, o fulano está emprestado, pode ser devolvido, correcto?

Por fim, o Rolando e o Bruno Alves andam a dormir ou quê...? Dois golos completamente consentidos...

José Rodrigues disse...

A exibição foi muito fraca - ainda mais quando se toma em consideração que o adversário é o último classificado da I Liga e jogou com 2 centrais adaptados.

Isso só por si não é um enorme problema, se fosse apenas uma excepção à regra (como já tivémos por diversas vezes no passado em jogos da Taça). Mas a questão é infelizmente não foi exactamente uma excepção à regra: a exibição ontem, tendo sido pior do q o q temos visto no campeonato, não andou lá muito longe da média.

E é isso q é preocupante, porque as indicações para o futuro são péssimas. Depois de 3 adversários muito acessíveis (dois deles em casa e o terceiro num estádio/relvado "manso"), vêm aí jogos mais difíceis, e assim não vamos lá.

Acho q todos (jogadores, treinador e direcção) têm o seu quinhão de responsabilidade nisso, mas cada vez me convenço mais de que o elo mais fraco é aquele mencionado no tópico de ontem, depois de algumas coisas q vi ontem...

Neste momento os meus níveis de confiança bateram no zero. Resta-me a fé (irracional por definição), q será sempre a última a morrer.

Bem, ao menos passámos, do mal o menos. É mais do q os lamps podem dizer. :-)

Mário Magalhães disse...

Boas,

Esta na hora de ser tomamdas decisões, com este rumo não vamos a lado nenhum, ontem jogamos quase com toda a equipa principal e tivemos dificuldades enormes para passar a eliminatoria, a defesa nestes ultimos jogos com a excpção da Academica tem sofrido no minimo 2 golos por jogo coisa que não é habitual, a equipa não tem força animica, pressão não existe, enfim o pesadelo continua...


Defendia a alteração já da equipa tecnica, para mexer com as mentalidades acomodadas e metodos de jogo, porque o nosso esquema tornou-se muito permissivel para os nossos adversários como a mentalidade demonstrada pelos jogadores não ajuda...


Vou aguardar novidades nos próximos dias, uma coisa é certa já não consigo olhar para o nosso banco...

Tudo bem que os arbitros tem cometidos erros que nos tem prejudicado imenso, mas a equipa não demonstra a força que em outros anos demonstravamos nestas mesmas circunstancias...

Saudações

SecretHell disse...

A direcçao tem de vir da a cara e já...PDC tem culpa por ter renovado com Jesualdo , Antero Henrique tem culpa pelas pessimas e caras contrataçoes e ate Adelino Caldeira tem culpa por ter reforçado os poderes de um dos nossos maiores inimigos , o Ricardo Bosta da CD...Temos de demitir ja Jesualdo e pagar a clubes para que nos levem Valeris , Marianos , Guarins e Tomas Costas...Nao podemos ter jogaadores deste nivel no nosso clube...Temos de agir ja !

TheDarknight disse...

Antes de mais queria Parabenizar o Nelson Carvalho por mais este bom texto.
Agora, quanto ao Porto, (além de ser novo) nunca vi o Porto jogar tão mal, sem segurança nenhuma, sem processos de ataque, enfim... mesmo deprimente.
É verdade, os árbitros, costumam sempre ser "daltónicos" e ver sempre vermelho. Mas isto não pode ser desculpa para tudo! Os passes errados, a falta de ataques, a insegurança defensiva, a falta de alguém que não tenha medo de pegar na bola, fintar e passar bem... enfim, este Porto deixa qualquer Verdadeiro Portista sem palavras e à espera que apareça uma luz ao fundo do túnel...

Cumpz para todos e continuação do bom "trabalho".

Ana Martins disse...

Cavalheiros: calma.
Despedir formalmente JF nesta altura nada traria de bom:

1) O Domingos está em Braga e é importante que lá fique até ao final da época;

2) Transmitiria 1 msg errada ao balneário, do género "a época já está perdida"

3) É preciso relembrar a época 2004/05 (Del Neri, Fernandez e Couceiro)e o "bom" que foi despedir treinadores no início/meio da época!

4) Let's do this porto style: prepara-se já a próxima época no que diz respeito a jogadores (definindo prioridades mas sem consumar nada sem vir o novo treinador), faz-se outplacement do JF para não termos de lhe pagar indeminização pela renovação de 2 anos que infantilmente (porque 1 birra de PC, bastava 1 ano de renovação e não 2!), assim de repente lembro-me de 1 selecção do Leste que lhe ficava a matar e com a qual há boa cooperação via Antero Henriques;

Agora é altura de sofrer, torcer pelo Braga na Liga e fazer das tripas coração para ganhar, pelo menos, a Taça.

Cumps

Ana Martins disse...

Ah, e só + 1 coisinha:

a divulgação das escutas no you tube e nada de resposta? Mais 1 evidência da inoperabilidade da comunicação FCP com o exterior....

D.Liberal disse...

Um comentário.

Jesualdo Rua.

DL

Socio 61100

hmocc disse...

Bem, parece que o espaço de manobra da equipa técnica está a ficar fortemente reduzido.

Porque não convidar o Carlos Azenha a substituir o "suave" José Gomes para ver se melhora a productividade desta equipa? Pior não pode fazer...

E isto é para tentar salvar a época sem desmarcar JF.

Volta Azenha, estás perdoado.

Zé Luís disse...

eh, eh, eh,

só faltava pedir o carlos aselha de volta.

Realmente, há gajos que não se vêem ao espelho. O "mal do adepto" é bem grave, de facto.

O futebol pode não ser organizado, mas houve querer e raça, pode não haver coordenação, mas se esta equipa se entregou, vou ali e já venho.

Mas continuem, estão a ficar como os outros...

As melhoras.

miguel87 disse...

Acho incrivel falarem aqui no Tomas Costa, quando foi o único jogador até agora que se conseguiu destcar pela positiva a jogar naquela posição.

Basta o simples facto de, ao contrário do Fernando, fazer passes para a frente (incluindo alguns longos e acertados) e passar a linha de meio campo em diversas ocasiões.

Na parte defensiva nem têm ponta por onde pegar, em qualquer dos 3 golos sofridos nos últimos jogos, esteve isento, no do Paços porque foi o primeiro sacrificado para entrar o Farias (ao contrário das outras vezes em que o trinco é o Fernando e permanece em campo!!!) e ontem porque foram bolas metidas em profundidade para a zona dos centrais/laterais.

De resto, pior que o Porto, só mesmo o arbitro e os comentadeiros de serviço, Manhosos para além do absurdo!

Pedro disse...

Ana,

A noticia soube-se ontem à noite, e hoje já está apresentada uma queixa crime pelo PC.

Ás vezes dá a impressão que se critica a SAD por tudo e por nada, qualquer dia se uma casa de banho no Dragão cheirar mal lançam uma petição contra a SAD.

Mas depois de criticarem o Falcão por postar no twitter um golo... tou como o outro estes adeptos estão mal. E fazem lembrar uns adeptos de outros clubes...

Anónimo disse...

Despedir o Jesualdo agora, só no caso de haver alguém melhor na calha para assumir o comando da equipa.
Como estamos em Janeiro e isso não acontece, mais vale sofrer até ao fim da época, e então aí fecharmos o ciclo da ocupação de espaços/transições rápidas.

E até lá, pode ser que a equipa melhore um pouco. Não será difícil.

Rui disse...

Der por onde der, acho que o Jesualdo deve manter-se no clube ate ao fim da época.

Miguel Teixeira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Miguel Teixeira disse...

Se é para começarem com os lenços brancos mais vale irem de bandeira encarnada para o Dragão - faz mais sentido...

Jorge Aragão disse...

Despedir agora o terinador nada ia resolver.
Certo que ele levou um cartão amarelo do Presidente no final do jogo mas tem que ir até ao final da época pois as chicotadas nada resolvem.
E começar já preparar a nova época sem os equívocos deste ano.
E atenção, apesar de tudo o campeonato não acabou, por isso apesar de estarmos revoltados, h´+a que apoiar pois quando se ganha é sempre fácil.

Hugo disse...

Acho que devíamos era lutar com todas as forças contra a canalhada que nos continuam a fazer.
Já chega de sermos enxovalhados na praça pública e nada fazermos.

SecretHell disse...

Eu discordo ...deviamos despedir ja o Jesualdo e colocar alguem da estrutura interna á frente da ekipa ate ao final da epoca...Rui Barros ou o hoalndes dos juniores ate vir o Domingos...é preciso mudar o rumo dos acontecimentos agora enquanto ainda podemos atingir alguns objectivos esta epoca...a parte psicologica da ekipa esta de rastos ...em termos defensivos estamos sem garra , com entradas a matar sem necessidade: fucile. alvaro pereira , rodriguez...o Bruno Alves(deve estar com a cabeça noutras paragens) esta a ficar parecido com Rolando...é preciso uma nova abordagem ja...despachem me tb com aquela amélia do Jose Gomes que me mete um asco...
Tomas Costa é pessimo e tem la 2 ou 3 remates que nao me deixam mentir...ja o Fernando é parecido ...é bem provavel que nao treinem remates por ordem do Mister

José Rodrigues disse...

Pedro disse: "tou como o outro estes adeptos estão mal. E fazem lembrar uns adeptos de outros clubes..."

A culpa é dos adeptos. Se tivéssemos os estádios sempre cheios com o pessoal a aplaudir do princípio ao fim, jogávamos melhor q o Arsenal e o Barcelona juntos, carago! Até o Prediger e o Valeri iam jogar à Maradona :-D

Mas concordo q estamos a ficar (em geral) cada vez mais como os lamps. Durante duas décadas eles têm andado 1000x mais preocupados com os "sistemas" e em insultar o PdC do q em descortinar como melhorar internamente, e os portistas começam a ir cada vez mais por esse caminho.

Jorge disse...

O Porto nao esta a jogar bem, mas ontem, como noutros jogos, se os avancados marcassem os golos que deviam marcar nao haveria problemas.
Ontem o Varela falhou dois golos simples porque nas duas situacoes teve um primeiro toque de bola horrivel e depois atrapalhou-se.
Acontece aos melhores, mas nao percebo como e que se critica constantemente jogadores que fazem o que devem, vide Tomas Costa ontem.

miguel87 disse...

José Rodrigues disse...
"Mas concordo q estamos a ficar (em geral) cada vez mais como os lamps. Durante duas décadas eles têm andado 1000x mais preocupados com os "sistemas" e em insultar o PdC do q em descortinar como melhorar internamente, e os portistas começam a ir cada vez mais por esse caminho."

Aqui só posso discordar e por mim falo, que desde há 3 anos e meio me queixo da qualidade/filosofia de jogo da nossa equipa e até ao final de 2009 nunca me abstive de chamar a atenção para isso e inclusive disse e repito que em larga medida os exitos nos últimos campeontos se devem á mediocridade da concorrencia.
A prova disto é este ano, onde bastou aparecer o Braga e os lampiões jogarem um pouco mais, que os resultados estão á vista...
Sinceramente, alguem se convence que nos anos anteriores jogamos muito melhor do que temos jogado este ano???

miguel87 disse...

Por outro lado, e nunca no intuito de desviar as atenções do essencial, não se pode passar por cima do que se tem passado a nivel de arbitragens nos jogos do benfica desde o inicio do campeonato, e mais flagrantemente nos últimos jogos do Porto.

José Rodrigues disse...

Miguel87 disse:

"Aqui só posso discordar e por mim falo, que desde há 3 anos e meio me queixo da qualidade/filosofia de jogo da nossa equipa e até ao final de 2009 nunca me abstive de chamar a atenção para isso"

Não digo q não haja muitos adeptos q façam introspecção, q os há. Mas cada vez mais há adeptos q não o fazem (e mais, criticam quem o faz).

"Por outro lado, e nunca no intuito de desviar as atenções do essencial, não se pode passar por cima do que se tem passado a nivel de arbitragens nos jogos do benfica desde o inicio do campeonato, e mais flagrantemente nos últimos jogos do Porto."

Claro que não. Isto não é nem 8 nem 80, é óbvio q tb temos q prestar atenção aos jogos de bastidores (e ainda mais do q temos feito, caso contrário não tínhamos R Costas no cargo q ocupa). Mas isso não deve absorber a grande maioria da nossa atenção e esforço.

Já agora, o "contra-ataque" imediato do inimigo iniciado pela SIC e A Bola e continuado hoje com a divulgação das escutas, demonstra q o inimigo está claramente à nossa frente na campanha da (des)informação...

Porto1969 disse...

E que tal ir contratar o Sa Pinto?
Ontem tinha destribuido xapada a torto e a direito.
A comecar no Jesualdo.

Carrela disse...

O que mais me preocupa no FCP é a falta de confiança, quer defensiva quer ofensiva!
Não sei se a culpa é do JF ou não, é um facto incontornável que o FCP é o clube q MAIS ATAQUES TEM POR JOGO (não é o monstro encarnado criado pela comunicação social)

Estamos a ver um jogo do FCP e nunca nos sentimos com aquela confiança de outros tempos em que bastava marcar 1 golo para sentir-mos cá dentro "Já está".
É sempre a sofrer!

Não acho justas mts das criticas feitas a alguns jogadores nem ao próprio Jesualdo, mas alguma coisa está mal no reino do Dragão. Esta época é super atípica, falha-se demasiadas oportunidades de golo, sofremos demasiados golos, auto-golos, qq equipa consegue marcar-nos golos, qq jogador faz grandes golos ao FCP... é demais!!!!

Cada vez que as coisas parecem estar a entrar nos eixos, lá vem um jogo de sofrimento q nos "come" a confiança DASSSSSSSSSSSSSSSS

Apesar disso, mesmo com esta estrutura espero voltar a ver o FCP com os normais níveis de confiança. Que de uma vez por todos imponha o seu jogo e pare de se "adaptar ao adversário".

Pode ser apenas o querer agarrar-me a qq coisa para acreditar, mas pela forma de ser do Ruben(parece-me sinceramente um miúdo cheio de garra, humildade e vontade) pode ser q as coisas melhorem definitivamente.

Força Porto

Ana Martins disse...

@Pedro,

1)"A noticia soube-se ontem à noite, e hoje já está apresentada uma queixa crime pelo PC."
Peço o favor de reportar o meu comentário à hora em que o coloquei aqui - antes da comunicação da queixa crime de PC.


2) Mas depois de criticarem o Falcão por postar no twitter um golo...
Fui eu que critiquei o Falcão por postar 1 golo no twitter,sim. E continuo a achar q é de mau gosto qd a equipa não prevalece.

André disse...

@Ana Martins,

tenho quase a certeza que não é o Falcao que coloca os videos/actualiza o Twitter. Certamente é alguem da equipa que gere o site dele. Até porque, se repararem, há alguns "tweets" que foram inseridos ás 5h da madrugada em Portugal..o que indica claramente que é alguem na Argentina que actualiza aquilo. Não me parece que o Falcao esteja acordado as 5h da manhã, com treino no dia a seguir as 9h ou as 10h..

Anónimo disse...

Infelizmente duvido que o Ruben (apesar de ser um bom jogador) faça muita diferença, visto que em condições normais, a bola vai directa dos defesas para os avançados (ou para os defesas adversários).

O plantel precisa de uma introspecção, de uma injecção de confiança e tranquilidade. E isso não irá ser transmitido pelo Ruben, até porque ele fala português, portanto 70% do plantel não o iria entender.

José Correia disse...

Estou de acordo com a generalidade das críticas à equipa do FC Porto no jogo de ontem.

Dito isto, não percebo porque razão, aos...

... 26', o Devic não foi expulso por acumulação de amarelos e não foi assinalado um livre indirecto dentro da área do Belenenses.

... 78', não foi assinalada uma grande penalidade clara por falta sobre Álvaro Pereira.

O FC Porto joga mal?
Joga, mas arbitragens destas, que nos têm ROUBADO em quase todos os jogos, não podem ser branqueadas.

Anónimo disse...

Zé Luís,

Dispensamos cinismo e lições de moral.

Obrigado.

Zé Luís disse...

Então, Alexandre, o que tem sido aspergido? Qual a diferença?

Eu insisto, se não se importa: prefiro ganhar assim do que não ganhar ou ganhar como vejo ganhar o Benfica.

O cinismo e as lições de moral ficam para depois.

Anónimo disse...

Zé Luís,

Digamos que é uma questão deontológica entre colegas do mesmo "ofício". A mim não me passaria pela cabeça ir ao seu blogue fazer comentários desagradáveis.

Para criticar o conteúdo dos nossos artigos é sempre bem-vindo, claro, mas os à partes dispensam-se. É que nós não fazemos moderação de comentários.

De resto, também prefiro ganhar assim do que não ganhar ou ganhar à Benfica. Mas não me parece que seja essa a questão. O Nelson achou que jogámos mal, você acha que não, e depois?

ricardo disse...

Ana dizer o quê? Quer que o Porto reaja de q forma a publicaçao daquelas escutas? daquela VERGONHA! q desilusao...e melhor nem dizer nada para nao se enterrarem mais! esta direcçao so tem de se demitir em bloco...

Ricardo, RSW disse...

curioso falarem das escutas, pelo que ali vejo é generalizado.

ainda mais curioso a publicação das escutas ser selectiva quando também apanharam o LFV a escolher arbitros como o João "Pode ser o João" Ferreira para arbitrar e o Ferrari vermelho de setubal para fiscal de linha. Essas escutas ja la não as colocaram :D

Não ejam parvos, se julgam que este esquema das escolhas de arbitros não estão generalizados e passam-se com todos os clubes.

E quanto a escuta do cafe com leite e salada, remeto a extensa entrevista do Sr. Howard King Arbitro da UEFA que ainda hoje fala das magnificas prostitutas que o Benfica e Sporting lhe presentearam para ele "fazer as coisas por outro lado" em jogos da competições europeias ahah, são tosos uns santinhos, so o PDC é q é um fdp, não se deixem levar pela desinformação, não vem que so colocaram coisas que atacam clubes do norte? so la apareceram FCP e Boavista, que coincidencia.