quarta-feira, 29 de setembro de 2010

O homem dos penalties


Na sondagem realizada aqui, no Reflexão Portista, sobre quem deve ser o marcador de grandes penalidades, Radamel Falcao venceu a votação sem grande surpresa. Digo sem grande surpresa porque para os adeptos, em grosso modo, os avançados são quase sempre as figuras que inspiram maior confiança para a execução deste tipo de lances. Uma projecção idealizada a partir daquilo que é o habitat natural dos jogadores dessa posição, que choca com especificidade que caracteriza a marcação de um penaltie.

Porem, no FC Porto, apesar de o seu ponta-de-lança titular (El Tigre) reunir um enorme capital de confiança entre a massa associativa e, de ser, comprovadamente, um finalizador nato, o Colombiano apresenta um indicie de aproveitamento da marca dos 11 metros bastante modesto. Apenas converteu 4 das 8 penalidades que teve ao dispor desde que chegou a Portugal para envergar a camisola azul e branca. Inspirador? Nem por isso.

Na verdade, Falcao, pelas suas características de personalidade e competências emocionais que demonstra enquanto jogador – tranquilidade, objectividade e frieza – cumpre os requisitos para executar estes lances. Parece-me, contudo, que o avançado vem sofrendo desde a temporada passada (altura em que desperdiçou alguns penalties) uma espécie de ansiedade moderada, que lhe castra aquilo que é a sua predisposição natural enquanto finalizador, pelo que o melhor será mesmo retirar-lhe o ónus desta responsabilidade antes que o problema se generalize.


Hulk, foi também, temporariamente, incumbido de executar os castigos máximos. Fê-lo com relativo sucesso e no seu modo muito peculiar, à bomba. Há quem não aprecie o gesto, alegando o factor aleatório que é mandar um “bico” na bola. Mas é seguro que qualquer guarda-redes que veja um balázio a vir em sua direcção, contrai-se instintivamente.

Tendo a considerar que a segunda opção mais votada nesta sondagem como a mais válida de todas. Belluschi é, indiscutivelmente, dos jogadores mais virtuosos do plantel. É um exímio marcador de bolas paradas, pelo que conjuga apetências básicas para marcar grandes penalidades. Apenas se releva a condição emocional com que o Argentino olha para este tipo de lances. Um factor que só o próprio e o treinador saberão analisar convenientemente.

9 comentários:

O Galaico disse...

Não concordo com Falcão e irrita-me os favores que os treinadores fazem para que um dis seus jogadores seja o melhor marcador.

O marcador deveria ser simplesmento aquele que os bate melhor e, esta visto, Falcao não é o nosso homem.

Beluschi parece-me o mais competente.

Se querem dar pelatis ao Falcão que o façam a ganhar 3-o e não em jogos cruciais...

Querem que ele ganhe á moda do caroso?

Francisco Andrade disse...

O Moutinho também marca bem penalties. Não quer dizer que não falhe obviamente.

Nelson Machado disse...

Vou comentar pela 1ª vez neste blog apesar ser leitor assíduo há já alguns meses. parabéns pelo blog e pela qualidade dos artigos que todos os dias são postos à discussão.

Para mim quem devia marcar os penaltis era sempre o Hulk e em segundo Belluschi e só depois o Falcão.
Há jogadores que apesar da sua função ser marcar golos quando têm oportunidades de marcar (supostamente) de maneira mais fácil é quando mais falham.

Leiam isto e digam lá (a ser verdade, pois carece de mais credencias para ser levado mais a sério) se não é interessante.

Nuno Nunes disse...

Para quem esteve atento, o jogo da Taça de Portugal no Restelo (em que chegámos ao fim do prolongamento empatados a 2) diz tudo sobre quem deve ser o marcador de penalties no FC Porto.
Foram precisos mais de 30 penalties para se encontrar o vencedor.

Salvo erro, Farías marcou um e falhou outro, Belluschi falhou um e marcou outro, Rolando falhou os dois e, dos jogadores apontados para a marcação, apenas um fez o pleno: Silvestre Varela. E de uma forma quase perfeita: bola rematada com força a meia altura junto a um dos postes. Por mim está encontrado.

Curiosamente não foi incluído na sondagem.

reine margot disse...

Engraçado que quem marcou bem no jogo contra o Belenenses foi o já ido Tomás Costa...
Nestas coisas todos sabem que se falha quando não se deveria falhar; o adorado Lucho tem à sua conta alguns penalties falhados e era frio e racional. Eu acho que nesta coisa dos penalties se é mesmo para resolver o jogo, não pode haver artistas...tem de ser à Eusébio: pontapé canhão e bola bem posicionada. Não há quem defenda!

PS:Gostei muito do penalty que o Postiga marcou à Inglaterra, mas foi um risco; claro que resultando é muito mais do que bonito, tem aquela coisa de deixar o guarda-redes a necessitar de tratamento psiquiátrico...

José Correia disse...

Nuno Nunes disse...
"Curiosamente [Varela] não foi incluído na sondagem"

Tens razão, lapso meu.

A minha escolha para marcar os penalties seria:
1) Moutinho
2) Belluschi

Daniel Gonçalves disse...

"para os adeptos, em grosso modo, os avançados são quase sempre as figuras que inspiram maior confiança para a execução".
Discordo, a experiência mostra que os avançados são os jogadores que mais penalties falham, é necessário uma frieza, concentração que os avançados nem sempre possuem, porque jogam "emocionalmente" obcecados com o golo e a baliza, o que retira algum discernimento na marca de grande penalidade. O mais correcto será um jogador emocionalmente frio como Demol, Timoft, e internacionalmente o foram Rumenigge, Cruyf, Bekenbauer ou outros.
No Porto prefiro Belluschi, Moutinho ou Varela. Falcão? Só se o jogo já estiver 3-0 como foi dito.

Bruno disse...

Sempre fui da opinião desde á muito tempo que o melhor marcador era mesmo o Bellushi.
Agora que os tem marcado, estar a tira-lo dessa tarefa era desmoralizador o jogador a um certo ponto.

meirelesportuense disse...

Nelson Machado:
-A ser verdade é um fartote de apoios, saem dum Campo da Câmara para um Estádio do Estado e depois acabam por conseguir um novo Estádio também à custa do Estado.
Nesse aspecto estamos em nítida desvantagem, todos os terrenos foram comprados ou permutados por terrenos comprados...Eles dizem-se os Maiores, pois são, sem dúvida que são os "Maiores-Beneficiados" de sempre...Nós, Campo da Raínha, comprado; Campo da Constituição, comprado; Estádio das Antas, comprado; Estádio do Dragão, permutado e comprado...
Pois, assim até é fácil ser Campeão Nacional..