segunda-feira, 16 de maio de 2011

Custos do centralismo?


Alguém já percebeu, ou consegue explicar, porque razão a agência de viagens Abreu tinha dois programas absolutamente iguais, um com partida de Lisboa e outro do Porto, mas em que a viagem com partida do Porto era 44% (!) mais cara?

O centralismo é o principal factor de desigualdade entre portugueses e tem custos elevados (para quem não vive em Lisboa), mas é assim tão mais caro alugar um voo charter no Porto do que em Lisboa?

13 comentários:

RS disse...

O que acho mais curioso é o lettering da campanha do voo de Lisboa ser em tons de encarnado... Concerteza a campanha foi preparada antes dos lampiões terem sido corridos da final... Até nisto são levados ao colo...

Nuno Silva Leal disse...

Acho ainda pior outra situação de outra agência. Na Cosmos, do accionista da SAD Joaquim Oliveira e agência oficial do nosso clube, a mesma viagem com saída do mesmo aeroporto (Porto) tinha preços diferentes para os adeptos do Braga e do Porto (590€ contra 680€) e qualquer deles superior ao cobrado pela Abreu ou pela Almeida com partida do Porto (490€). Isto sim, acho estranho e escandaloso. A Cosmos aproveita-se dos apoiantes do FC Porto...

ALBINO disse...

Se bem me lembro, o Porto até ficará a uma distância de Dublin menor do que Lisboa, ou não será assim? Há coisas que são, de facto, muito difíceis de entender!

José Rodrigues disse...

Desculpem lá mas isto é uma "não notícia".

Ó Albino e José Correia, desculpem lá mas vocês estão a olhar para isto totalmente pelo prisma errado.

A isto chama-se "LEI DA OFERTA E DA PROCURA": há muito mais procura para o vôo de gente q vive no grande Porto do q na Grande lisboa, logo mais natural q os preços sejam mais altos.

É assim tão díficil de entender?

Vocês também ficam indignados q com as companhias aéreas em geral(quase todas, começando com uma Ryanair) os primeiros lugares vendidos num dado vôo qualquer são sempre mais baratos do q os últimos a serem vendidos?

É q o custo operacional para a companhia aérea é exactamente o mesmo no caso dos primeiros e últimos passageiros a marcar viagem no mesmo vôo... ;-)

Ou q os vôos ao fim de semana costumem ser mais caros do q durante a semana?

Ou q um pacote de férias fique mais caro na altura das férias escolares do q uma semana antes ou depois, mesmo q os custos sejam exactamente os mesmos para os operadores?

Hugo disse...

Tenho um bilhete a mais para a final de Dublin ao preço de 50 euros que venderei pelo mesmo preço.

O ceptro de ottokar disse...

Caro José Rodrigues, os charters são organizados para uma final de um competição desportiva, não para fazer turismo ! Os lugares destinados ao adeptos do Porto vão estar cheios, assim como estariam os do Benfica, caso esse clube jogasse tanto como se l~e nos jornais..... O universo a que se destinam estes charters é o mesmo em Lisboa ou no Porto.

Pedro disse...

@Albino

Seguramente que Dublin não fica mais perto do Porto do que o Porto de Lisboa.... Essa geografia. Creio que são 1300Km mais ou menos.

De resto é óbvio que isto tem a ver com o mercado e as suas leis. Quando existe uma procura muito forte de um produto sazonal ou excepcional é normal que o seu preço seja mais elevado. Em Lisboa haverá menos procura logo o preço é inferior para tentar angariar mais clientes.

O caso da Cosmos esse sim é estranho, mas rege-se pelos mesmos principios. A procura dos adeptos do Porto é 3 vezes maior...

Pedro disse...

@Albino

As minhas desculpas, percebi mal a sua frase! Estive a ler o Record, dê-me um desconto por favor. Naturalmente entre Lisboa e Dublin há que acrescentar mais 300Km e uma despesa adicional no combustivel do avião.

Mas tal como escrevi na resposta anterior isto não tem a ver com distãncias mas sim com lucro, oferta-procura. Estamos sujeitos a isto em tudo o que consumimos.

José Correia disse...

José Rodrigues disse...
A isto chama-se "LEI DA OFERTA E DA PROCURA": há muito mais procura para o vôo de gente q vive no grande Porto do q na Grande lisboa, logo mais natural q os preços sejam mais altos

Isto até podia ser uma explicação, mas o problema é que a agência Abreu definiu estes preços e lançou estes dois programas ANTES da 2ª mão das meias-finais, numa altura em que o slb era considerado favorito a estar presente na Final (ver, por exemplo, empresas de apostas).
Aliás, é público que antes do jogo da 2ª mão, já havia muitos benfiquistas com reservas de viagens.

José Correia disse...

O ceptro de ottokar disse...
os charters são organizados para uma final de um competição desportiva, não para fazer turismo! Os lugares destinados ao adeptos do Porto vão estar cheios, assim como estariam os do Benfica

Exactamente.

José Rodrigues disse...

"Caro José Rodrigues, os charters são organizados para uma final de um competição desportiva, não para fazer turismo !"

Os charters são organizados pela Abreu para fazer lucro, não para fazer caridade aos adeptos.

Miguel disse...

Num caso de oferta/procura, os preços em Lisboa deveriam ser mais caros, pois havendo muito mais procura, e pegando no caso das férias escolares, onde o preço sobe por haver mais procura, também em Lisboa deveriam ser mais caros porque sejamos realistas, há mais adeptos do Benfica do que do Porto.

Portanto, essa desculpa não cola. Acredito que haja um explicação perfeitamente válida, mas a da oferta/procura não serve.

ALBINO disse...

Caro Pedro, a sua desculpa é ótima. Ri-me com vontade. Mas não acha que anda mal "aconselhado" quanto a leituras? Ou também é para se rir? Um abraço