terça-feira, 26 de julho de 2011

Uma apresentação cheia de interrogações

Anteontem, perante 40359 espectadores e transmissão na Sport TV, decorreu a festa de apresentação do FC Porto aos seus sócios e adeptos, a qual, como habitualmente, incluiu um jogo (desta vez o convidado foi o histórico Peñarol de Montevideu).

Dos 26 jogadores apresentados, constatou-se que:
4 são guarda-redes - Helton, Bracalli, Beto e Kadú;
9 são defesas - Sapunaru, Rolando, Maicon, Fucile, David, Otamendi, Sereno, Emídio Rafael e Addy;
6 são médios - Souza, Moutinho, Ruben Micael, Castro, Belluschi e Fernando;
7 são avançados - Hulk, Kléber, Varela, Djalma, Walter, Kelvin e Atsu.

E de fora ficaram mais oito, quatro devido à Copa América - Falcao, Guarín, Álvaro Pereira e Cristian Rodriguez - e outros quatro porque estão com as suas selecções a preparar o Mundial de Sub-20 - James Rodriguez, Iturbe, Alex Sandro e Danilo.

Assim sendo, nesta altura há um total de 34 jogadores, para um plantel que deverá emagrecer para 24 ou 25. Ou seja, vai ser preciso vender e/ou emprestar pelo menos 9 jogadores. Quais?

Em parte vai depender do mercado. Penso que a SAD veria com bons olhos (e algum alivio) propostas credíveis para a venda dos passes de Fernando e Cristian Rodriguez. Mas, mesmo assim, ainda seria preciso colocar sete jogadores.

Aparentemente, por aquilo que se vai lendo e pelos indicadores dos jogos já realizados, os principais candidatos serão: Beto, David, Addy, Emídio Rafael, Kelvin, Atsu e Danilo (que vai continuar no Santos, pelo menos, até Dezembro).


Num cenário destes, o plantel 2011/12 ficaria com os seguintes 25 jogadores:
guarda-redes (3) - Helton, Bracalli e Kadú
defesas (8) - Sapunaru, Fucile, Rolando, Maicon, Otamendi, Sereno, Álvaro Pereira e Alex Sandro
médios (6) - Souza, Moutinho, Ruben Micael, Castro, Belluschi e Guarín
avançados (8) - Hulk, Falcao, Kléber, Walter, James, Varela, Djalma e Iturbe

Custa ver de fora deste plantel miúdos com a pinta de Atsu e, principalmente, Kelvin, mas 7 ou 8 avançados será o máximo que o plantel comporta.
Seja como for, a confirmar-se, será um plantel de elevada qualidade, com particular destaque para o lote de avançados, e mais equilibrado que o da época passada. Mas suspeito que certezas só teremos daqui a um mês.

20 comentários:

Pedro disse...

também me custa ver sair o Beto, a não ser que ele queira mesmo jogar com maior regularidade para estar no Euro 2012

Sean Bradfield disse...

Por mim mandava o Walter embora e ficava com o Atsu...

JON disse...

Não sei se um plantel sem Fernando é mais equilibrado. Bem sei que ele tem andado contrariado, mas não vejo quem possa fazer o lugar de 6. O Souza não dá garantias, o Guarín e o Castro não é ali que jogam...
Se o Fernando sair, cheira-me que vamos ao mercado.
Por outro lado, Falcao não fica e deve sair mais um pelo menos. Rodriguez, Fernando, Alvaro, ou... Moutinho!

Gus_Ross disse...

Este teu plantel não está nada mal, é de longe o melhor embora não tenha a certeza se o Micael tem lugar.

Desde1973 disse...

Acho que jogadores como sereno, Ruben Micael, Fernando, Rodrigues e Walter deveriam ser vendidos ou emprestados. Walter dou-lhe o beneficio da dúvida.

Mário Faria disse...

Há muitas incertezas no que concerne ao plantel do FCP. Os jornais – a nossa principal fonte de informação – dão muitos dos nossos jogadores com clubes interessados no seu concurso : Fucille, Sapu, Rolando, Otamendi, Álvaro, Fernando, Guarin, Moutinho, Hulk, Falcão e Varela. Uma equipa completa. Apesar de reconhecermos que uma boa parte desse jogadores tem clausulas de rescisão quase proibitivas que acautelam a continuidade, também sabemos que muitos dos clubes interessados actuam directamente sobres os alvos para pressionar a saída. Aconteceu com Quaresma, Meireles e até com o Bruno Alves. Os bons caçadores sabem esperar o melhor momento, por isso o mercado parece bloqueado.
O FCP tem de vender e ao mostrar ao mercado a sua disponibilidade de rescindir com Fernando (em grande parte por iniciativa do próprio), dispensar Beto e a vontade em desfazer-se de Rodriguez ou Walter diminuem ou desvalorizam o valor desses activos. Provavelmente vão ficar ou saírem muito abaixo do valor desejado.
Por outro lado Álvaro parece na calha para sair : só assim se percebe a contratação de Alex por aproximadamente 10m€. Muitas dúvidas e poucas certezas nada convenientes a uma semana e pouco para o arranque oficial da época. O mesmo diria para um de dois homens do meio campo : Moutinho ou Guarin. Danilo colmataria a saída de um destes homens.
A época transacta havia o problema Meireles por resolver, e a contratação de um ponta de lança para “render” Kleber que não pôde vir. E veio Walter que foi caro e com um perfil algo desajustado â dinâmica da equipa. Quase tudo esta resolvido, portanto.
Falcão é uma incógnita e quando o Chelsea definir os seus alvos, é minha opinião que o resto do mercado vai mexer. Até lá resta esperar.

rbn disse...

Sinceramente, não queria estar na pele do Vitor Pereira.

Tanta qualidade, futuro e quantidade por escolher, e principalmente, ter que excluir 9.

Não queria MESMO estar na pele dele.

Mas uma coisa é certa:rezemos e muito para que Rolando e Otamendi não se lesionem ao mesmo tempo.

Falta UM DEFESA CENTRAL, de preferencia com qualidade.
O Coates era um excelente nome.

joao abel calais disse...

Cada sentença para sua cabeça...não (ninguém) foge a isso e ao destino que falcao(s) traça(m)...e pode assistir-se num "clic", ao desmantelamento de uma EQUIPA GRANDE como o N/ FCP!
De visionário pouco tenho,mas..."cheira-me" a Pereira/Falcao e Moutinho na porta da saída.
Tenho imensa pena que não se tenha ousado a compra de um big-big defesa central,assim como lamentarei que Kelvin não fique e que nele não se aposte a sério.
Não percebo o porquê do SIM a Bracalli e o NÃO ao Beto (qto a mim, o melhor português na s/posição).
Quem quererá este ...Fernando?!
O Djalma é pª quê?!... O Castro tarda em "libertar-se" de uma electricidade poderosa,é certo, mas... que não acende o filamento de uma quarenta velinhas ( de empréstimo em empréstimo até ...s'apagar de todo?!...).Addy,David,Christian R., R.Micael,Rafael : que destino?!
Mais prosa e "sentenças"... próximamente,ok?
Saudações Portistas
João Carreira
Em Tempo :
pelo que vi na Sport TV o nosso relvado pareceu-me um pouco mal tratado
... foi impressão minha? alguém, p.f., esclarece ?

Daniel Gonçalves disse...

Que foi feito do guarda-redes polaco Kieseks (seja lá como se escreve)? O do "frango" no jogo contra o Nacional para a Taça da Liga.
Espero que o Álvaro não saia para já, porque o Alex Sandro só vem em Janeiro e demora algum tempo a adaptar-se ao ritmo da equipa. Teríamos de jogar com o Fucile a lateral esquerdo.
Acredito que o Walter é um bom jogador, que necessita de ser melhor aproveitado, e precisamos sempre de um terceiro avançado: Walter, Kleber e Falcão (se continuar).

Jorge Mota disse...

Fernando chuto no cu

Kelvin e esse Christian Atsu e uma pena nao ficar com eles este ano

Falcao n fica quase certeza.e leva companhia.

Rodriguez tenho pena mas convem despachar

Sereno??!!Hmmm..n me cheira q tenha lugar no FCP

Bracalli e melhor q Beto

Tamos optimos mas..n vamos ficar assim!!

Quem tem HULK tem tudo!!!!!!!!

José Correia disse...

Sean Bradfield disse...
Por mim mandava o Walter embora e ficava com o Atsu

O Walter é ponta-de-lança, enquanto o Atsu é extremo. E, conforme se pode constatar, extremos temos muitos (e bons).

José Correia disse...

JON disse...
Não sei se um plantel sem Fernando é mais equilibrado

No lugar do Fernando podem jogar o Guarín (como durante dois meses da época passada) ou o Souza.

Mais equilibrado porquê?
Porque, ao contrário da época passada, temos alternativas de boa qualidade para os lugares do Falcao e do Álvaro Pereira (estou a partir do princípio que não saem).

José Correia disse...

joao abel calais disse...
Não percebo o porquê do SIM a Bracalli e o NÃO ao Beto (qto a mim, o melhor português na s/posição)

Porque o Beto precisa de jogar com regularidade (ser titular indiscutível numa equipa), para aspirar a fazer parte dos 23 que irão à fase final do Campeonato da Europa de 2012.

José Correia disse...

joao abel calais disse...
O Djalma é pª quê?!

É uma espécie de Juary (em termos de capacidade de arranque e velocidade de ponta).
Precisa é de ser mais eficaz no último passe e na concretização quando está isolado.

José Correia disse...

Daniel Gonçalves disse...
Espero que o Álvaro não saia para já, porque o Alex Sandro só vem em Janeiro

Quem só vem em Janeiro é o Danilo. O Alex Sandro vem a seguir ao Mundial de Sub-20.

Hélder disse...

Ruben Micael e Sereno, são sem sombra de dúvida o elo mais fraco deste plantel.

Daniel Gonçalves disse...

Concordo com o RBN, precisamos de um defesa central de qualidade, só temos o Rolando e o Otamendi (se nenhum deles sair entretanto). Considero que nem o Sereno, nem o Maicon (será que vai desenvolver???) me parecem alternativas credíveis para a Champions, é que este ano não estamos na Liga Europa, os adversários possuem outra categoria. E se for preciso, a 10/15 minutos do fim, defender um resultado e para tal um 3º central, e se um dos centrais titulares se lesionar ou for expulso????? Precisamos de outro defesa central de qualidade.

meirelesportuense disse...

Tiraria o Sereno e colocaria o Fernando, Fernando faz bem o lugar de central, defesa direito e claro, "médio defensivo"...Sereno não faz bem nenhum dos lugares que já vi desempenhar.Com a reentrada do Fernando aumentavam as possibilidades de polivalência e permitiria engrossar o rol dos defesas ou dos médios.
Na frente manteria o Kelvin, que juntamente com o Iturbe poderá constituir um duo surpresa para colocar em campo em diversos jogos e alterar esquemas tácticos.A grande dúvida que tenho é Djalma.
Esteve muito bem na parte final do anterior Campeonato mas agora parece perdido.
Ficaria também com o Beto, para mim com Helton, Beto e Bracalli.
Sapunaru também dá um jeito a central, portanto teríamos três defesas direitos -Fucile, Fernando e Sapunaru- cinco centrais- Sapunaru, Rolando, Maicon, Otamendi e Fernando; três defesas esquerdos -Fucile, Álvaro Pereira e Alex Sandro.
Três hipóteses para médios defensivos -Fernando, Sousa e Guarin;
Cinco/seis médios puros -Moutinho, Balluschi, Castro, Guarin, Sousa e Rúben Micael;
Oito/nove avançados - Hulk, Falcao, Kléber, Varela, James, Walter, Iturbe, Kelvin e Djalma.

reine margot disse...

Acho graça que ninguém pense que o Guarín saia; mas para mim é um dos que acho que tanto Mourinho como Libras Boas gostam... jogador que faz estragos...

miguel_canada disse...

Concordo mais ou menos com um tudo mas de uma coisa concordo muito mais do que o resto. O defesa central. Não podemos ter só dois (grandes) centrais e grandes...mais ou menos. Nenhum deles é um Pepe ou um Ricardo Carvalho, longe disso mas, precisávamos de facto de mais um em troca do Maicon que o emprestava para o puto fazer uma época inteira a jogar para ver se desabrochava de uma vez por todas.