sábado, 6 de agosto de 2011

Os 18 eleitos

onze inicial portista no recente O. Lyon x FC Porto


Guarda-redes (2): Helton e Bracali
Defesas (6): Sapunaru, Rolando, Otamendi, Maicon, Sereno, Fucile
Médios (5): Souza, João Moutinho, Guarín, Rúben Micael, Belluschi
Avançados (5): Hulk, Falcao, Kleber, Varela, Djalma

São estes os 18 eleitos por Vítor Pereira para o primeiro jogo oficial da época 2011/12 - a Supertaça -, a disputar amanhã no Estádio Municipal de Aveiro.

Esta lista já permite tirar algumas conclusões:

Bracali é o número dois para a baliza, o que significa que Beto deverá mesmo sair (por empréstimo) para poder jogar com regularidade.

Na defesa não há qualquer novidade. Com a chegada de Álvaro Pereira, Sereno é o principal candidato a sair da lista dos convocados. E ainda sobra Alex Sandro.

No meio-campo, a exclusão de Fernando confirma aquilo que há muito tempo é óbvio. O médio defensivo brasileiro só não sairá, se não chegar à SAD portista uma proposta minimamente decente.

Finalmente, entre os avançados, Walter voltou a ficar de fora (o que já não é novidade), com Djalma a ter mais uma oportunidade entre os convocados (enquanto James anda pela Colômbia no Mundial de Sub-20).

12 comentários:

Nuno Silva Leal disse...

E Castro ficou de fora dos médios, o que provavelmente significa que também será emprestado novamente...

José Correia disse...

@Nuno Silva Leal
Se o Fernando sair, como o próprio quer e toda a gente espera (só falta o dinheirinho...), é bem provável que o Castro continue no plantel.
Contudo, isso não significa que tenha entrada fácil nos 18 convocados porque, não havendo lesões ou castigos, não é fácil desalojar qualquer dos cinco médios que foram convocados.

Dragus Invictus disse...

Boa tarde,

Amanhã o FC Porto entra em campo para disputar o primeiro troféu oficial da época.
Será uma oportunidade para tentarmos conquistar este troféu pela terceira vez consecutiva, algo nunca conseguido na história desta Supertaça.

O adversário é valoroso, manteve a estrutura técnica da época passada, e na maioria os jogadores mais influentes permaneceram. Também se reforçou bem, com Pedro Mendes, Leonel Olimpio, Fortes um jovem de grande valor, e com o tal "Hulk Argelino" de seu nome El Arbi Soudani.

Manuel Machado é um profundo conhecedor do FC Porto, e por conseguinte advinham-se dificuldades.

O FC Porto, apesar da saída de Villas-Boas, efectuou uma transição pacífica.
Vítor Pereira é um excelente treinador, e a equipa está bem física e psicologicamente para esta partida, que em condições normais, com maior ou menor dificuldade vencerá, respeitando sempre o adversário.

Vai ser mais um jogo entre equipas do norte, e espera-se uma grande festa, tal como na final da Taça de Portugal, e que só não será melhor, por causa do horário absurdo escolhido para esta partida.

Abraço e bom fim de semana

Paulo

pronunciadodragao.blogspot.com/

Daniel Gonçalves disse...

O Walter só não foi convocado para este jogo porque ainda estará lesionado/tocado como falou o nosso Presidente na entrevista do Porto Canal na passada segunda-feira.

rbn disse...

Realmente, arranjar vaga no plantel do FCP está difícil, caso ninguém esteja lesionado.

Mas volto a bater na mesma tecla:falta 1 ou 2 defesas melhores que Sereno ou Maicon, o que não deve ser difícil de achar.

Também como já escrevi, imaginem se a dupla de zaga titular, Rolando e Otamendi, estejam por um acaso impedidos de alinhar e o VP tenha de escalar a "dupla-calafrio"...

O Lugano quer sair do Fenerbahçe devido à confusão criada por lá no futebol turco, e o Coates é um miúdo de 1,90m mais ou menos que faz dupla com Lugano na selecção, ou seja, já estão super-entrosados.

4 defesas é pouco para quem quer chegar longe na champions, sendo que 2 deles não inspira qualquer confiança.

A ver vamos.

P. Ungaro disse...

Boas ,

Depois da silly season estamos de volta aos jogos a doer ... depois da exibição contra o Lyon, apesar do resultado, estou confiante numa bela exibição amanha, apesar de ainda não remos o Palito, e do Falcão e o Guarin (do ano passado) ainda não estarem a carburar na maxima força. No entanto temos equipa para ganhar e trazer mais um caneco para o nosso museu que está quase aí.
Apesar de continuarmos a lutar contra tudo e todos e como senti na pele após de me terem bloqueado a pagina principal do FB vão continuar a ganhar.

Um abraço

http://fcportonoticias-dodragao.blogspot.com/

João Diogo Reis disse...

Concordo com o rbn, o Maicon e o Sereno valem ZERO.
O FC Porto precisa de outros dois centrais.
Lugano e Coates são excelentes... mas nem que fossem o Tonel e o Tiago Ferreira, já ficava satisfeito.
O Tonel é um bom jogador, ainda por cima é formado no clube, seria bom para 3º central. E o Tiago Ferreira como 4º central. O FC Porto ficava bem melhor que com o Maicon e o Sereno.


Depois, para quem diz que não é fácil tirar os 5 médios... O Belixo também vale zero. Tirá-lo e meter o Castro era outra boa decisão que o FC Porto devia fazer.


Plantel 2011/2012:
Helton, Rafael Bracalli e Kadu
Fucile e Sapunaru
Álvaro Pereira e Alex Sandro
Rolando, Otamendi, Tonel e Tiago Ferreira
Souza, Guarín, João Moutinho, Castro, Sérgio Oliveira e Rúben Micael
Hulk, Varela, James Rodríguez, Iturbe e Djalma
Falcao, Kléber e Walter

meirelesportuense disse...

Também considero que o team precisa de mais um defesa central de boa categoria, porque Sereno não me merece grande confiança, e porque o eixo defensivo necessita de mais altura e energia, porém acho que o Fernando poderia ser experimentado nessa posição e se for o caso de ele estar com ganas de forçar a saída então sim, pensar em alguém de fora...Porque o Sapunaru também é um central adaptado a outras zonas, porque o Fernando também jogou nessa área quando entrou no Clube e no Estrela, poderei admitir que a gestão tenha pensado nestas duas possibilidades numa emergência...Vejam e recordem outros momentos, outras situações, já vi o André -que pequenino que ele era- a jogar a defesa central de marcação...

José Correia disse...

Daniel Gonçalves disse...
O Walter só não foi convocado para este jogo porque ainda estará lesionado/tocado

E se não estivesse lesionado/tocado, quem sairia do lote dos 18 convocados, para entrar o Walter?

José Correia disse...

meirelesportuense disse...
o eixo defensivo necessita de mais altura e energia

Quer o Rolando, quer o Maicon, são centrais bastante altos.

José Correia disse...

O Sereno não demonstrou ser um defesa-central de topo, mas demonstrou ser um jogador útil para ter no plantel, porque faz, com competência, diversas posições da linha defensiva.

José Correia disse...

Recordo que contra o Lyon, jogaram de início os mesmos que tinham defrontado o Peñarol, com Souza em vez de Fernando e Rúben Micael em vez de Belluschi.