quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Sentimentos antagónicos



Dois aspectos curiosos na partida de Guimarães.
Primeiro, Fernando sentou-se na bancada, junto aos SuperDragões. Operação de charme ou simples táctica para evitar males maiores?
Bem, o jogo, por mero acaso, até esteve cheio de "fernandos" de um lado e outro. Porém, Souza foi dos raros que se safou.
"Ornamenta demasiado para quem joga naquela posição crucial", acusam-lhe os críticos. Mas por onde andaram estes franco-atiradores nos últimos anos? Parece que é pecado ser trinco e ter alguma habilidade e intimidade com o esférico.

O segundo aspecto curioso, foi a presença de uma comitiva do Atlético Madrid, ao seu mais alto nível. Apenas e só para estudar o Vitória, evidentemente.

Jogo lento, lentinho (virou moda, após aquele muito morno Argentina-Portugal dos sub-20).
Jogadores desconcentrados, pouco aplicados.
O FCP terá jogado pior que no empate da época transacta. Mas ganhou.
Sim, e aí começam as reflexões antagónicas que esta primeira jornada suscitou.

Sim, estamos já na frente ainda a bola mal rolou. E logo fazendo um melhor resultado em comparação com a época anterior (a tal praticamente perfeita)

De onde vêm, então, as reticências?

Primeiro, porque nem todos pareciam ter a cabeça em Guimarães. Algo que não se via na nossa equipa desde...2004/05.


Segundo, porque alguns que tinham a cabeça e o resto no jogo, deixaram mais interrogações que certezas no ar.

Kléber, aquilo não se pode falhar. Ponto.

Mais uma vez, Hulk foi o único a criar perigo. Os restantes parecem que continuam à espera que ele resolva sempre.

Do meio-campo, ninguém brilhou. Souza, como se disse, terá sido o menos-mau.
Guarín estará apenas sem pernas ou sem motivação? Acredito que seja apenas o primeiro.
Belluschi continua a jogar na posição errada. Professor Vítor, coloque lá o rapaz onde ele mais se sente à vontade.
E quanto a Moutinho, não lhe fazia nada mal ficar a treinar remates após os treinos. Nunca é tarde para aprender.

Varela, como outros já disseram, parece que está lá apenas para ganhar cantos.
Irá perder a titularidade em breve. Se bem que, estranhamente, James e Iturbe ainda terão direito a mais uns diazinhos de férias...

Otamendi esteve seguro e ainda bem. Precisamos muito dele a jogar assim. Principalmente quando teremos o adversário mais difícil, possível e imaginário dentro de pouco mais de uma semana.

Alvaro Pereira também deverá estar de regresso ao "11". Esperemos que de corpo e alma.
Que não seja Fucile o sacrificado, mais uma vez.

11 comentários:

meirelesportuense disse...

Mais do que tudo o resto o que nos apoquenta mais como adeptos é a concretização de um cenário do estilo do que ocorreu na época de 2004, em que se notava um desinteresse -pelo menos sentia-se ou imaginava-se assim- quase geral do plantel na época que então se iniciava...Todos sonhavam -parecia assim- ter um futuro dourado imediato, e enquanto sonhavam e divagavam as coisas não corriam, mastigavam-se, emperravam...É esse o fantasma que se apresenta agora a muitos de nós.
Mas a renovação de parte do plantel renovação já iniciada, pode obstar a essa perda de motivação...Moutinho pareceu querer dar um toque de que se sente muito bem...É importante, mas enquanto ele reage assim outros confessam pensamentos diversos e geram -temo eu- um clima de desequilíbrio, vital em alta competição...Aquilo que se afigurava como uma época de confirmação e afirmação definitiva pode transformar.se num simples exercício de recomposição orgânica.Espero muito sinceramente que não.
São muitas as sensibilidades reunidas naquele grupo de homens, culturas diversas, interesses divergentes a não ser que tudo isto não passe de mera circunstância...Esperemos com confiança, que o investimento é forte e permite-nos poder voltar a sonhar com muito optimismo, em conquistas dentro daquela linha extraordinária do que se tem conseguido até aqui.

reine margot disse...

Não acredito em instabilidade; foi apenas o primeiro jogo, faltam pernas, e o Guimarães não motiva assim tanto!... a equipe está a adaptar-se ao VP e ele a ser treinador principal. Faz parte.Ao Libras aconteceu-lhe ter encontrado na Supertaça a equipe ideal para começar a marcha, mas o primeiro jogo para o campeonato também foi meio fraco. Como diria o Cavaco: deixemo-los trabalhar!...
é só essa maldita data de 31 de agosto que apoquenta os ares, mas talvez mais para os adeptos. Eles lá dentro devem saber o que se passa e quem se movimenta no mercado; está toda a gente assustada com as compras, e por isso todos acham que tem que haver vendas...
mas a SAD não tem forçosamente que pensar assim (devia, vão dizer todos), e pode estar a preparar-se para mais tarde: janeiro ou o próximo ano... ¿quien sabe?

DC disse...

Finalmente vejo alguém a criticar também o Moutinho. Irrita-me que tanto no estádio como nos cafés, quando o Hulk, jogador que fez 3 assistências para golo desperdiçadas, chuta à baliza seja insultado ("Este gajo não passa a bola" e coisas do género). Já quando o Moutinho tenta 3 ou 4 remates que mal têm força para sair pela linha de fundo há pessoal que chega a aplaudir.
Não estou aqui a comparar Moutinho com Hulk nem a querer valorizar ou desvalorizar um deles, mas porra, como é possível embirrar tanto com o jogador que cria 90% dos nossos golos?

Cord disse...

A meu ver a equipa jogou bem melhor do que no 1º jogo do campeonato passado contra a Naval.

Porque raio o Iturbe e o James não deverão ter férias? O James teve uns dias entre o Torneio de Toulon e a concentração para o mundial de sub-20; o Iturbe nem isso. E queremos jogadores para um ano, não para mês e meio. Estranho era se não tivessem férias. Enfim, mais uma daquelas afirmações despropositadas típicas do autor.

Quanto ao resto parece-me mais a imaginação a funcionar que outra coisa qualquer.

Dragaoatento disse...

Num relvado como aquele, com aquele permissivo árbitro (Benquerença) para o Vitória , cujos jogadores dão cacetada que se farta, entendo que seria muitíssimo difícil fazer melhor!

Futebol: Fracassos do armadilhador de túneis, e os fanáticos vitorianos

O defesa-central Mangala foi um dos alvos do Benfica mas acabou por assinar ontem contrato com o FC Porto. No entanto, o clube da Luz tentou até ao último momento obter o concurso do jogador que estava ligado ao Standard Liège, conforme referiu ao Record o empresário do central francês de 20 anos.
“Rui Costa telefonou-me no domingo à noite para tentar contratar Mangala”, afirmou Fabrizio Ferrari que desfez as ilusões do diretor do Benfica. “Disse-lhe que já tinha dado a minha palavra ao senhor Antero Henrique e que apesar do negócio ainda não estar concluído não podia voltar atrás.”

PS – Eis aqui a prova: Afinal eles não se enxergam mesmo!
Apareceu por aqui(dragaoatento) um vimaranense fanático, um tal "Francisco", um dos tais para quem as regras do futebol só são válidas as que forem convenientes, ou seja, de acordo com os seus critérios, que pretendeu destilar o seu ódio ao azul e branco, sem tentar comentar objectivamente o post: Caceteiros à solta em Guimarães! E isso como é bom de ver, eu não permito agora, nem permitirei nunca! Resultado caixote do lixo...!
Gente desta “laia” não aprende mesmo…!

FC Porto, sempre!

Nelson Coutinho disse...

Caro autor do Post, o seu pessimismo e manifestamente exagerado. Deixe-me dar-lhe a minha opiniao: isso de voce dizer que os jogadores nao parecerem estar com a cabeca onde deviam e pura e simplesmente especulacao. Voce sabe em que e que os jogadores estao a pensar enquanto jogam? Nao sabe. Nem voce nem ninguem. O que voce viu foi efectivamente um mau jogo de futebol por parte da nossa equipa, mas se nos nao tivessemos ganho tudo a epoca passada, voce nao estaria aqui a afirmar que os jogadores estao com a cabeca noutro sitio porque desejam "dar o salto". Agora, na minha opiniao, ha explicacoes bem mais plausiveis para o fraco jogo a que assistimos:
- era o 3o jogo seguido contra a mesma equipa em que tinhamos ganho o 2 anteriores, facto que tira automaticamente alguma motivacao aos jogadores (se voce for 3 vezes seguidas do Porto a Lisboa de carro a 3a vez ainda vai estar tao atento a estrada como na 1a? certamente que nao);
- o campo estava em PESSIMAS condicoes o que, como e sabido, prejudica sempre a equipa que mais joga ao ataque;
- a epoca esta a comecar;
- temos um treinador novo;
- a forma "guerreira" (=caceteira) como os jogadores do Guimaraes abordam o jogo;
etc...
Os outros jogam muito bem e empatam, nos jogamos mal e ganhamos! Querem melhor que isto?
Estou positivamente optimista para esta epoca (o que para mim significa acima de tudo ganhar o campeonato, tudo o resto sao extras) e nem a saida de Falcao me tira o sono. Lembro-me perfeitamente do que os profetas da desgraca do costume disseram apos a saida de Lisandro e como e que o nosso Presidente respondeu? Foi buscar o futuro melhor marcador das competicoes europeias.

Confiem no nosso Presidente e na nossa Administracao, podemo nao ser os maiores do Mundo e arredores, mas sao certamente uns dos mais competentes.

Saudacoes Portistas!

David disse...

Caro Nelson Coutinho,

A confiança que possamos ter no Digníssimo Presidente e Exmª Administração não é motivo para deixarmos de ter opinião e expressá-la. Ou é? É que eles também já falharam. É natural, são humanos, e não super-homens como alguns adeptos parecem pensar.

Nelson Coutinho disse...

Caro David, mas eu nao estou a criticar a sua opiniao! Era so o que faltava! Apenas estou a contrapor a sua opiniao com a minha...A sua opiniao e evidentemente valida e pertinente mas, na minha optica, errada. :)

David disse...

A minha opinião decerto que você não estava a criticar, caro Nelson Coutinho, até porque eu ainda a não tinha expressado!:-))

Abraço

Filipe Costa disse...

desculpe lá mas tenho de dizer isto. comentario muito erratico. primeiro de tudo e obvio que a exibiçao do empate o ano passado foi melhor. é normal quando ja iamos na sexta jornada. depois,guarin sem motivaçao? lol depois do que ele passou no porto se a jogador com motivaçao é ele. alem disso participou na copa america e nao teve ferias praticamente por isso é natural estar sem pernas para aguentar 90 minutos. james e iturbe nao vao ter ferias. apenas estao a ultimar pormenores para a sua vinda para a cidade invicta. por ultimo alvaro pereira e obvio que é titular e se o senhor acha que o fucile nao deve ser o sacrificado quem o será, SAPUNARU? pois mas esse foi dos melhor em guimaraes apesar do senhor nao o referir e dá o equilibrio que fucile nao da a equipa alem de nao ter paragens cerebrais.

ps: tenho a certeza que o senhor consegue fazer melhor que isso, da proxima vez nao tente ser polemico para dar nas vistas, OBRIGADO.

Delindro disse...

Não estive em Guimarães mas é normal que os não convocados fiquem na bancada dos nossos adeptos naquele estádio.