quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

General Inverno

Já perdi a conta ao número de vezes em que o FC Porto jogou no centro e leste da Europa, para as competições europeias, debaixo de temperaturas negativas.

Por exemplo, em Dezembro de 2010, caiu um nevão em Viena e as condições em que se disputou o Rapid Viena x FC Porto (1-3) estão ilustradas nas fotos seguintes:




Isto vem a propósito da choraminguice encarnada à volta da temperatura e estado do relvado do Zenit x slb de hoje. Coitadinhos dos meninos...

7 comentários:

Maia disse...

Eh pa duas palavras para comentar isto: ARTMEDIA BRATISLAVA.

Jorge disse...

Ja joguei varias vezes com neve e com temperaturas bem negativas e duas situacoes tornam o jogo dificil. A situcao melhora quando ha temperaturas negativas se o relvado for artificial porque o solo nao gela.
No entanto o grande pormenor que ninguem refere no jogo de hoje e que o terreno e aquecido.
O estadio do Zenit tem aquecimento sob o relvado, o que permite ha relva sobreviver em temperaturas negativas (dai estar verde em partes). Esse aquecimento nao so faz com que o solo nao esteja congelado mas tambem aumenta significativamente a temperatura na zona do relvado. Alias so assim e que se explica os proprios arbitros estarem de calcoes e sem luvas quando a temperatura na cidade andava a volta dos -10C. Nao vi medicoes mas aposto que a temperatura no relvado era positiva.
Isto e um factor bem conhecido e espanta-me que ninguem o tenha referido.
Nota que acho que as condicoes afectam a qualidade do jogo, especialmente porque o relvado nao e bom (e isso tem mais a ver com as condicoes invernais na zona e nao com a temperatura na altura do jogo) e a bola nao responde da mesma maneira, mas nada que se compare a jogar na neve em que tudo muda.

Louro disse...

Para o maia tambem duas palavras:
Hapoel Jerusalem ...o muro das lamentações do Jesus!

Louro disse...

correcção: Hapoel Tel Aviv..
Mas já agora a mega super equipa não teve carambolas, autogolos mas teve um ze (rtov) amigo contribuindo para a manuntenção da euforia encarnada..

José Rodrigues disse...

Tb ja' joguei varias vezes com temp negativas e neve (ligeira), alias ate' ja' cheguei a jogar de calcoes e manga curta com 5 graus negativos, LOL

A diferenca e' pequena se o relvado for artificial e nao estiver a nevar durante o jogo, como o Jorge disse. A principal e' positiva, e nomeadamente q o frio obriga um gajo a correr imenso para nao gelar (um bocado mais chato para os GRs, LOL).

Alias, pode ser impressao minha mas em alguns dos jogos do FCP nestas condicoes vi sul-americanos a correr muito mais do q era costume, com bons resultados... bendito frio, LOL

miguel87 disse...

E o Zenit em pre-epoca e fazer o primeiro jogo oficial em mais de 2 meses, ao invés do pico de forma que apresentava em finais de Setembro...

Roberto Tavares disse...

Jogassem no campo que jogamos contra o artmedia, e queria ver o que seria