sexta-feira, 9 de março de 2012

Movimentações de jogadores no FC Porto e SLB


Infografia (clicar para a ampliar): record.pt


Neste balanço das últimas 11 épocas (feito pelo Record), verifica-se que, comparativamente com o slb, a FC Porto SAD:
- comprou mais jogadores;
- vendeu mais jogadores;
- contratou muito menos jogadores a custo zero (cerca de 1/3);
- permitiu a saída de mais jogadores a custo zero;
- gastou cerca de mais 90 milhões em contratações (285 versus 197 milhões);
- efectuou vendas num valor global de quase o dobro (465 versus 247 milhões).

P.S.1 O Simão Sabrosa não deveria estar no top das compras do slb?

P.S.2 O custo com as comissões não deveria entrar no valor das compras?

11 comentários:

Rogério Gonçalves disse...

Bom dia,

Julgo que Coentrão e Luiz foram p 25M, não p 30M.

PS1: deveria, custou cerca de 12M

PS2: Só o FCP fornece essa informação por jogador, não conseguem comparar.

rbn disse...

O que esperavas do lixord?
Os factos verdadeiros?
Espere sentado que em pé cansa.

Toda a europa do futebol sabe que nos últimos 10 anos o FCP fez 406 milhões de euros em vendas, com reportagens em vários jornais e sites desportivos, tais como a Marca, a gazzeta dello sport ou mesmo no site da FIFA.

Cá no burgo, é o de sempre:muita festa e carnaval para a galinhada e omitem o máximo que podem sobre as virtudes do FCP e publicam em letras garrafais as coisas menos boas.

O que interessa mesmo é que os números que são publicados lá fora não mentem, já os do lixord (que segundo "seus critérios" a taça latina é oficial e os benfas eram sempre os 1ºs colocados, mesmo quando não eram) são para vender papel e enganar os tolos.

A isto eu resumo em apenas 2 palavras: A ZIA:-)

José Rodrigues disse...

rbn disse: "O que esperavas do lixord? Os factos verdadeiros? Toda a europa do futebol sabe que nos últimos 10 anos o FCP fez 406 milhões de euros em vendas"

Quer o rbn dizer entao q o rascord mentiu a nosso favor (ja' q segundo a tabela deles o FCP vendeu nao 406, mas sim 465)? ;-)

De qq forma os valores (excluindo comissoes) aparecem preto no branco nos R&Cs, nao precisamos de noticias de jornais para nada.

De resto assinalo q a grande vantagem do FCP nas compras/vendas vs slb se esbateu (para nao dizer "esfumou") no passado recente. Esperemos q seja um blip temporario.

De notar tb q uma grande % dos passes dos nossos jogadores (e em menor medida do slb) ja' foi vendida a fundos e investidores incognitos (por ex Moutinho, entre tantos), o q limita futuros encaixes.

Mesmo assim entre Hulk, James e mais uns quantos temos potencial para encaixar bastante dinheiro. Como de costume, a grande questao vai ser se os substitutos estarao 'a altura (o q nao foi o caso com a ultima grande venda, i.e. Falcao), tal como em menor medida se o dinheiro encaixado chega para tapar buracos de orcamento (e hoje em dia estamos mais dependentes das vendas nas contas do q ha' meia duzia de anos atras, fruto do aumento desproporcional dos custos).

José Rodrigues disse...

Ainda na comparacao actual vs slb, eles tem a desvantagem de q alguns jogadores importantes muito dificilmente serao vendidos por grandes quantias, devido 'a idade: nomeadamente Aimar, Cardozo e Luisao.

Nos temos menos esse problema.

Pedro M. disse...

neste momento é dificil descortinar quais sao os reais valores das transferencias pelo que dou pouco valor a este tipo de noticias.


off-topic:
agora tb esta a falar da possibilidade de o R. Carvalho voltar..
Com todo o respeito e consideração que tenho por ele espero que nao seja verdade porque apesar de ainda ter qualidade para ser titular isso significaria uma diminuição de oportunidades para jovens com mt potencial (principalmente Mangala e Maicon mas tb o proprio Otamendi) que poderao facilmente resultar em transferencias milionarias.

Filipe Sousa disse...

10 anos depois, e ainda não há luz sobre a transfer~encia do Sabrosa do Barcelona para o Clube do Regime. A FIFA e a UEFA andam sempre muito interessadas nos negócios do Porto, mas ainda hoje está por explicar como um clube falido - época de Vale e Azevedo - conseguiu contratar um jogador ao Barcelona, que custara uns anos antes 15(!) milhões de euros.

Diogo Cruz disse...

Boa tarde, peço desculpa pelo off-topic mas queria apenas partilhar um vídeo com vocês dum pormenor dum grande jogador que certamente, tal como eu, irão achar delicioso.

http://www.youtube.com/watch?v=wf0dXh_WHfA&context=C43a72b8ADvjVQa1PpcFPysfGdEiQZRWM-7USO-38LenQv5W5C4d4=

Diogo Cruz disse...

Quanto ao tópico em questão, se há que elogiar a nossa política de vendas, penso que também há que elogiar a recente política de aquisições do 5LB (nem todas), mas que foi buscar a preço baixo ou nulo jogadores como Nolito, Rodrigo ou Artur.
ás vezes penso que devíamos ter um pouco mais de atenção a algumas reservas dos colosso como Barcelona ou Real, embora obviamente os salários por vezes sejam proibitivos.

Anónimo da Silva disse...

Que grande Fernando!!!

rbn disse...

Caro José Rodrigues, o que dizem os números oficiais são 406 milhões(pelo menos os que são dados na CMVM, e o FCP nunca teve problemas com a entidade) e não 465 como diz o lixord, assim como duvido muito que as vendas dos slbarbies tenham passado de 150 milhões.

Como nós portistas estamos cansados de saber que 95% do que o lixord escreve sobre o FCP é para tentar gerar algum tipo de polémica ou dúvidas, nada me admirava em que alguém da CMVM ao ler a reportagem, faça cruzamento de dados e vá perguntar ao FCP onde estão 60 milhões de euros(465 menos 406).

Mas como não compro o lixord e na edição online apenas vejo as manchetes e as gajas boas que eles lá colocam, prefiro acreditar sempre nos números oficiais da SAD, CMVM e dos sites desportivos internacionais que as publiquem.

E como bem disse uma vez o nosso grande presidente, "quando alguns me elogiam, devo estar doente, melhor ir ao médico".

Abraço.

TNT disse...

Esqueceram-se que o roberto foi mais caro que o Aimar; Ou que o próprio presidente do real madrid veio dizer que preço do Coentrão não foi 30M e que o Garay não foi os 5M que falaram, mas sim os 10M obrigatoriamente! Logo esta comparação é irreal! Ainda estou a espera que descubram que empresa pagou os 8650000 pelo roberto! Empresa de Madrid e afins mas que ninguém quer falar! Ainda falam que o porto é caloteiro... Aquele clube tá completamente podre e eles cegos!