sábado, 6 de outubro de 2012

Um fanático do slb na presidência da SIC

Ontem (sexta-feira), a revista Notícias TV (suplemento dos jornais JN e DN) publicou uma entrevista com Pedro Norton, o novo presidente da SIC e do grupo Impresa. Desta longa entrevista, seleccionei algumas das perguntas e respostas que, no contexto de um blogue como o 'Reflexão Portista', me pareceram mais relevantes.


[Notícias TV]: Nas contas da Impresa, no segundo trimestre do ano, as receitas publicitárias caíram 11,2%. A quebra do mercado é o grande desafio que se coloca neste momento a qualquer gestor de media?

[Pedro Norton]: Sem dúvida. O mercado deve estar a cair 20% este ano e isso é um grande desafio. Nos últimos quatro anos o mercado publicitário terá caído 40%.

[Notícias TV]: 300 milhões de euros...

[Pedro Norton]: À volta disso, sim. É brutal. O esforço de adaptação que todas as estações têm feito é brutal. Com consequências tão visíveis como o facto de este ano nenhum dos operadores principais ter entrado na disputa dos jogos da I Liga de futebol.

[Notícias TV]: Já agora, o que vê em televisão? Sei que gosta muito de informação...

[Pedro Norton]: É verdade, gosto. Aqui, estou sempre com as televisões ligadas e vou vendo aleatoriamente, até por dever profissional. Como espectador caseiro, diria que 80% do meu consumo é informação e os restantes 20% é Benfica [risos].

[Notícias TV]: Sei que adora futebol e, pela primeira vez desde o início das transmissões televisivas, o principal campeonato português não passa em sinal aberto. É mau?

[Pedro Norton]: Não sei se é mau, mas é seguramente um sinal do mercado e do estado a que o mercado televisivo chegou em Portugal.

[Notícias TV]: A seleção de futebol está na RTP, a TVI comprou a Liga dos Campeões e a SIC mantém a Liga Europa. Foi o possível? A SIC não teve dinheiro para chegar à Liga dos Campeões?

[Pedro Norton]: Não se trata disso. A nossa experiência tem-nos dito que, numa análise custo-benefício, a Liga Europa é rentável e um bom investimento.

[Notícias TV]: Sobretudo porque as equipas portuguesas têm chegado longe na prova...

[Pedro Norton]: Sim, mas esse é um dos dados do problema e é isso que tem rentabilizado o negócio. A Liga Europa é um produto com uma relação custo-benefício muito boa.

[Notícias TV]: O Benfica-Barcelona de terça-feira passada na TVI registou mais de dois milhões de espectadores...

[Pedro Norton]: Se me está a perguntar se gostava de ter tido o Benfica-Barcelona na SIC, é evidente que sim, gostava. Mas, ponderada a longevidade da carreira das equipas portuguesas e o custo da Liga Europa, esta competição é a mais eficaz para a SIC.

[Notícias TV]: Não me parece muito crente na capacidade europeia do seu Benfica...

[Pedro Norton]: [gargalhada] Nada disso, nada disso. Não estou descrente no Benfica, nada. Mas a probabilidade de termos uma Liga Europa forte com mais equipas portuguesas até ao fim, reconheçamos, é mais elevada do que na Liga Europa.

[Notícias TV]: Vai ao estádio [da Luz]?

[Pedro Norton]: Vou, vou. Tento não falhar.

[Notícias TV]: E é daqueles adeptos bem-comportados ou nem por isso?

[Pedro Norton]: Nada, nada. Nem queira saber. Nem me quero lembrar disso. Até tenho vergonha [risos].

[Notícias TV]: E sofre com as derrotas?

[Pedro Norton]: Muito, muito. Por exemplo, custou-me muito engolir aquela derrota com o FC Porto para a Taça, em que ganhámos no Dragão e perdemos na Luz. Há coisas que custam muito. Como perder com o FC Porto com aquele golo em fora-de-jogo de Maicon. O meu filho chora mesmo, coitado. Eu não.

Nota: Os destaques no texto a negrito são da minha responsabilidade.

18 comentários:

JOSE LIMA disse...

Caro José Correia
A SIC comporta-se como orgão oficial do benfica, desde a sua fundação, ou seja, dos Donos da Bola até hoje.
Idem aspas para a RTP. Então a TVI das sopeiras nem se fala.
Abraço

Costa disse...

Eu gosto de os ver a chorar...

Luis disse...

Não tenho problema nenhum em que as TVs privadas sejam parciais e procurem chegar ao mercado mais numeroso e lucrativo (o dos 6 milhões).
O mesmo já não posso dizer da estação de televisão pública e de um canal do qual sou assinante e pago do meu bolso. Esses sim, têm a obrigação de ser isentos e não manipulados por quaisquer Carlos Daniel e outros caciques anti-portistas que abundam por aí.
Cumprimentos.

Daniel Gonçalves disse...

Sublinho a frase de apresentação, que vem na capa da revista, do tipo: "Se cheguei até aqui foi por mérito próprio."
Ninguém, repito, ninguém chega a lugares de topo das empresas fundadas pelo Chico dos Popós através de mérito ou do esforço pessoal. O compadrio, o nepotismo e o favorecimento de amigos "fiéis" explicam muito melhor a orgânica das Administrações das empresas.
Tenho quase a certeza que o facto de este indivíduo ser benfiquista pesou muito mais, para aceder ao cargo de Presidente, do que a capacidade intelectual, a aptidão ou o esforço dispendido para alcançar o cargo.

Silva Pereira disse...

Boa noite,

Sinceramente não vejo grande diferença da SI e da TVI e até hoje também não via grande diferença para a RTP do Carlinhos.

Curiosamente parece que a RTP está a querer mudar a sua imagem, parece que contratou uma empresa para isso.

Por exemplo no programa dedte Sábado os paineleiros mudaram e também o orientador da casa. Não sei se o Bernadino Barros é para continuar e se for estou curioso, veremos se a RTP deixa de ser tão vermelha.

Já agora à muitos anos que deixei de comprar produtos do Grupo PB. Era assinante da Exame. Exame Informática, Arquitetura e Const, comprava todas as semanas o Expresso e há muitos anos que não compro.

Luís Sousa disse...

É a repetição do mesmo filme. Nada de novo...

Nuno disse...

Eles choram, choram...

O importante agora é o jogo de logo.

PS - Porque é que o Reflexão Portista não faz a antevisão do jogo?

José Correia disse...

Sim, é um facto que a SIC, TVI e, em parte, a RTP, são canais não oficiais do slb. Contudo, penso que é a primeira vez que um destes canais tem na sua presidência (e do grupo empresarial que o detém) um individuo que, assumidamente, é um fanático do slb.
Abraço

José Correia disse...

Porque é que o Reflexão Portista não faz a antevisão do jogo?

Porque, ao contrário de outros blogues, não é nem nunca foi habitual fazermos.

Pedro disse...

Enquanto que uns apostam em lugares na Liga e na Federação o FC Porto devia investir um pouco do seu tempo a colocar mais gente nos media... Imagine-se o que editorialmente este nabo encarnado pode fazer na SIC...

Daniel Gonçalves disse...

Caro José Correia, não é primeira vez que um fanático benfiquista assume um lugar de preponderância na SIC, não esqueçamos Emídio Rangel, que não sendo presidente do canal foi, salvo erro meu, Director de Informação ou algo do género. A desonestidade intelectual, a impudência, a parcialidade, o facciosismo de um programa como os "Donos da Bola" não surgiu do nada, estava uma mente (ou talvez várias) perversa e fanática por detrás do ecrâ a manipular, a produzir "informação" para o referido programa, e Emídio Rangel teve um papel importante.

Pedro, colocar mais gente nos media? Boa ideia, e certamente haverá muitos portistas competentes profissionalmente, que devido ao mérito, e não a outros factores, poderiam ocupar lugares de relevo, mas esqueçamos a SIC, onde o mérito, ou a imparcialidade, não é tido nem achado para a redacção desportiva, e onde a cooptação rege-se por critérios clubísticos.
E na TVI também não convêm ganhar ilusões, a imparcialidade ou o mérito são alheias ao canal do Paes do Amaral, um dos comparsas do Rui Gomes da Silva.

Nightwish disse...

Então vai ficar muito contente quando deixar de haver CS pública.

Nightwish disse...

Então vai ficar muito contente quando deixar de haver CS pública e falam todos à vontade contra o nosso clube.

Silva Pereira disse...

Boa noite,

Por vezes certos portistas/nortenhos parece-me tão inocentes... porque é que o FCP não coloc... a resposta tem séculos porque Lisboa é a capital e o resto é paisagem ... como é que se controla a macrocefalia ... é com Blogs como Renovar o Porto e não termos pessoas como o Rio na câmara do Porto é de uma vez por todas sabermos protestar , basta ver a reação dos média de Lisboa ao jogo de hoje, o enfoque passou para arbitragem e até assistimos a um parolo de um lagarto brasileiro a faxer comparações com um árbito do Porto apitar este jogo. Eu desde já dispensava bem o Jorge de S nomeado por lagarto e até preferia proença um vermelho da capital.
Falo neste exemplo para dizer que não espero nada dos pasquins macrocéfalos, eu só espero é que o FCP e os seus dirigentes sejam mais assertivos.
Quanto ao jogo eu tenho uma leitura que é a do FCP foi uma equipa igual à de quarta até ao Maicon sair depois talvez tivesse tido alguma preocupação pela saida e baixaram o bloco isso mais algum desgaste do jogo de quarta. Em todo o caso com mais alguma concentração podiam ter matado o jogo e talvez fosse o descalabro para os lagartos que era o que eles mereciam.
Como diz o adepto do Braga (TVI) este sportem talvez fique pelo Natal.

Anónimo disse...

Se nao me engano este Pedro Norton e primo do treinador da equipa B do Benfica.

victor sousa disse...

um fanático na presidência?! Que mais faz? A redacção está cheia deles. É só ouvir-lhes as peças após o jogo com o Sporting.
Já nem eles acreditam nas suas estratégias.

David Duarte disse...

Nunca devem ter assistido a um jogo do Benfica ou do Porto pela RTP Internacional comentado pelo Helder Conduto...

José Correia disse...

O Hélder Conduto?
Aquele que, juntamente com o benfiquista mais famoso de Paredes (Carlos Daniel), foi almoçar com o Jorge Jesus?
Aquele que foi ao Brasil fazer uma "encomenda", perdão, entrevista ao Scolari?
Sim, eu imagino o que devem ser os comentários do Hélder Conduto a um jogo do slb na RTP Internacional...