sábado, 2 de fevereiro de 2013

A Sucessão: António Salvador




Entre os nomes de que os portistas falam como possíveis sucessores de Jorge Nuno Pinto da Costa consta o de António Salvador, presidente do Braga.

Esta seria uma escolha pouco convencional, já que não é costume os presidentes de clubes de futebol terem anteriormente servido em igual lugar noutro clube. Além disso, o Braga não é propriamente o Alverca, mas antes um clube de projecção e gabarito e um dos que mais presenças conta no escalão principal do futebol português, pelo que menos compreensível seria tal "salto".

Mas nada do que atrás expus permite excluir a possibilidade de Salvador vir a suceder a Pinto da Costa. Segundo consta, é portista, e nos já algo dilatados anos que leva à frente do Braga tem demonstrado um misto de sabedoria financeira e desportiva bastante apreciáveis, mesmo tendo em conta aquela época em que teve quatro treinadores (um dos quais o Jorge Costa).

Além da prudência financeira com que aparentemente tem gerido o Braga, Salvador tem demonstrado algum "faro" na contratação de treinadores (vide Domingos Paciência e Leonardo Jardim), e tem manobrado com destreza no mercado de transferências.

A vantagem de Salvador sobre qualquer outro candidato - à excepção de António Oliveira - é que poderia dizer que sabe o que é estar à frente de um clube de futebol, e, diga-se, com apreciável sucesso.

O mais recente de uma linha de presidentes do Braga sob o aparente beneplácito do dinossauro autárquico Mesquita Machado, Salvador conseguiu, apesar disso, construir uma figura e uma personalidade próprias.

Ignoro se o actual presidente do Braga tem este tipo de ambição, mas, caso a tenha, não me surpreenderia vê-lo na corrida à sucessão de Pinto da Costa.



Outros artigos nesta série:

Os enigmas de Rui Moreira
A Sucessão: o "Bibota"
Baía a presidente, Baía a presidente!
A Sucessão: António Oliveira
A Sucessão: Antero Henrique
A Sucessão: o fim de um tabu

21 comentários:

Pedro disse...

Apesar de ser uma opçao pouco convencional veria com bons olhos António Salvador, pelo menos numa lista para a presidencia do Porto.
As razoes sao simples, sei que a sua capacidade de trabalho é excelente, tem experiencia bem sucedida num outro clube e acredito que seria capaz de colocar as contas em ordem sem comprometer em demasia o sucesso desportivo, algo que para mim será a grande tarefa do sucessor desta direcçao. Para além de que nao seria um presidente para a fotografia.

Nos contras encontra-se a sua pouca "paciencia" para treinadores e a sua aparente dependencia de Jorge Mendes na movimentaçao no mercado de tranferencias.

Dito isto, tenho muitas dúvidas que os sócios o elegessem como presidente. Poderia no entanto proporcionar uma soluçao que já aqui vi discutida, dividindo a presidencia do clube e da SAD, podendo ele ficar com a SAD.
Cumps

Miguel Lourenço Pereira disse...

Se tudo isto for certo, então o António Salvador tem de portista o que eu tenho de lampião!

"O presidente do SC Braga, António Salvador, «terá alertado as autoridades desportivas para a irregularidade cometida pelo FC Porto» no jogo da Taça da Liga, por suposta utilização, na última jornada do grupo A, de três jogadores indevidamente: Fabiano, Abdoulaye e Sebá.

O jornal Correio da Manhã conta que o dirigente minhoto «descarregou, ao telefone, toda a sua ira, ante a possibilidade de a equipa B dos arsenalistas perder 3 pontos pela utilização irregular de Emídio Rafael, e nada suceder a Fabiano, Abdoulaye e Sebá».

«Estava furioso. Só não percebi bem se estava a falar com alguém da Liga ou do V. Setúbal. Mas vincou bem que se o Braga ia ser penalizado, o FC Porto também teria de sofrer o mesmo castigo», refere o Correio da Manhã, citando uma fonte sua.

O mesmo jornal explica ainda que «António Salvador terá, igualmente, deixado escapar que foi 'alertado' da irregularidade dos dragões pelo departamento jurídico do SC Braga»."

Alexandre Burmester disse...

Bem, Miguel, essa decerto irá ser utiizada numa eventual campanha para a presidência do FC Porto em que ele seja candidato.

Miguel Lourenço Pereira disse...

E não é só isso, como o Zé Rodrigues vem defendendo há vários meses, a relação do FC Porto com o Braga é, no minimo, suspeita porque acabam os bracarenses sempre a sair beneficiados e não creio que isso caia muito bem no goto dos adeptos (que estão atentos)!

Anónimo disse...

Mas vincou bem que se o Braga ia ser penalizado, o FC Porto também teria de sofrer o mesmo castigo», refere o Correio da Manhã, citando uma fonte sua.

PORTISTA?
Dasssssssssssssssse
Alem disso é sócio do orelhas.

Olivia
Almada

Anónimo disse...

Sinceramente não acho e por variadissimas razões que A. Salvador seja a pessoa indicada para alguma vez vir a ser o presidente do FCP. Uma delas é se ele é mesmo portista e se é ou não sócio; esta última é uma condição essencial para vir a ser candidato. Agora se ele é mesmo portista de coração e como presidente do SC Braga ele tomou a atitude que MLP descreve; então é um ponto que só joga a seu favor; pois demonstra que acima de tudo defende os interesses para que está mandatado e do clube que representa e não os do FCP. Ou MLP acha bem por exemplo que um jogador que é do FCP desde bébé e que joga num outro clube, quando joga contra o porto deve abrir as perninhas ao clube de coração!!!

Pedro disse...

1-Confesso que me arrepio como se dá ou nao credibilidade a certos meios de comunicaçao consoante as noticias.
2- Espero até que a noticia seja verdadeira. Era só o que faltava eu esperar que pelo facto de um presidente doutro clube ser portista, comer e calar apenas porque está em causa o Porto.
3- Até agora pelo que tenho lido, resumindo os possíveis candidatos, temos 2 ou 3 que seriam fantoches, um mouro e os verdadeiros portistas da actual direcçao que vao no bom caminho, para a falencia do clube.
4- Verdadeiramente preocupa-me que 90% das discussoes sobre a sucessao começam e acabam no portismo de cada candidato. Sendo assim nao tenho dúvidas que bastará PC abrir a boca e todos irao atrás do que ele indicar sem pestanejar.

Andre Correia disse...

Loooool vrm na imprensa que rle acusou o porto na taca da liga e ainda o querem???enfim eu como socio o meu voto ja nao vai certamente para este senhor ...ainda para mais andou a reforcar os rivais do porto .... no benfica artur e lima e n sporting foi joao pereira e evandro....o porto sempre ajudo ao crescimento do braga com o emprestimo d varios jogadores de qualidade e no fim a facada

Andre Correia disse...

Loooool vrm na imprensa que rle acusou o porto na taca da liga e ainda o querem???enfim eu como socio o meu voto ja nao vai certamente para este senhor ...ainda para mais andou a reforcar os rivais do porto .... no benfica artur e lima e n sporting foi joao pereira e evandro....o porto sempre ajudo ao crescimento do braga com o emprestimo d varios jogadores de qualidade e no fim a facada

Silva Pereira disse...

Boa tarde,
Estou de acordo com o MLP. Mas acrescentaria o seguinte aplaudi a estratégia do FCP em privilegiar os vermelhos de Braga na maior vergonha do futebol português (pacto 5LB e VG) e que demonstrou a todo o mundo (com um mínimo de discernimento e inteligência) o verdadeiro sentimento e princípios que norteiam o clube do regime e seus apoiantes.
Mas passado estes anos o clube da terra dos 5ps, tem demonstrado que está mais com o clubes do regime do que com o FCP.
Por isso, estranho que se fale no AS para algum dia dirigir o FCP.
Só falta o gordo lacaio do Carlinhos de Paredes vir argumentar que AS relatou este caso por estratégia do FCP.

Duarte disse...

Miguel, essa notícia é do Correio da Manhã. Vale o que vale, portanto (para mim vale zero). Quanto à relação Porto/Braga, subscrevo completamente. Eles têm sido os grandes beneficiados.

Duarte disse...

Esqueceu-se de referir qual o órgão que deu tal notícia: Correio da Manhã. Se isto para si vale muito, para mim não vale nada.

reine margot disse...

Poupem-nos!
Tanto também não!
Além do mais, vou dizê-lo: é muito parolonho!

Proponham lá o Manuel Serrão...

Andre Correia disse...

Tem razao podera ser verdade mas o caso de o braga reforcar os rivais do porto nao foi perciso sair em nenhum jorbal porque nos todos ja vimos

Anónimo disse...

a avaliar pelas manobras no Correio da Manha, se calhar até eles acreditam nisso.

Anónimo disse...

e desde quando, é o pasquim acima citado, fonte idónea?!

Anónimo disse...

por aqui falasse do que se não sabe. E dá-se ao correio da MANHA a importância que o pasquim não tem. Além disso, o caso não é virgem. E o Sporting B, e o Marítimo B? Estes não foram penalizados porque o salvador não reclamou, ou na Federação continua a porcaria?

Miguel Lourenço Pereira disse...

Amigo Anonimo,

Que o AS defenda o seu clube nao me preocupa. Mas que denunciar o FCP sobre algo como isto, por birra de menino por ter sido o seu clube sancionado, demonstra acima de tudo que o AS é despeitado, invejososo e nao tem dignidade absolutamente nenhuma.

Porque, em que é que o Braga saía beneficiado com tudo isto? Em nada. Isso nao é defender o Braga, é atacar gratuitamente o clube do seu "coraçao"!

Anónimo disse...

Do amigo anónimo para o amigo Miguel

Para não haver confusões em relação ao que vou escrever, digo desde já que me identifico e muito com a generalidade das suas opiniões em relação aos vários assuntos aqui são abordados sobre o nosso clube.

"Porque, em que é que o Braga saía beneficiado com tudo isto? Em nada. Isso nao é defender o Braga, é atacar gratuitamente o clube do seu "coraçao"!"

Na minha opinião o AS fez muito bem e defendeu os superiores interesses do seu clube; mesmo que tenha ido contra o "seu clube de coração"; basta ver que o FCP é mais possivel adversário do SCB na final da Taça da Liga se esta equipa entretanto passar as meias contra o Benfica. Em conclusão os dois grandes adversários são SLB e FCP respectivamente para o SCB vir a ser o vencedor da Taça da Liga no plano desportivo quer no MONETÁRIO que tanto falta faz hoje em dia a um qualquer clube português; seja FCP, SLB ou SCB.

Abraço.

Miguel Lourenço Pereira disse...

Anónimo,

Não há nenhuma confusão nem nenhum problema.
O que eu acho é que o AS aqui fez, claramente, uma birrinha. Isto não são torneios de liceu em que se uma equipa usa um jogador mais velho ou mais novo se vai a correr bufar ao professor. A Taça da Liga é uma prova que nem dá uma recompensa financeira nem um lugar europeu, não é a Taça de Portugal onde já nos eliminaram, para que seja tão importante eliminar um eventual finalista assim.

O que o AS faz, é, pura e simplesmente, uma falta de nível e caracter que não se condigna com o perfil de um presidente de clube grande. É o mesmo que criticamos ao VG quando nos tentou expulsar da Champions com a ajuda do Benfica, nada mais. Já nem digo isso por ser ou deixar de ser portista, começa por ser um Homem, com H grande, com principios e morais. Se ele nem sabia, segundo dizem, se falava com a Liga ou a Federação, que mais se pode dizer.

Nightwish disse...

" tem demonstrado um misto de sabedoria financeira e desportiva bastante apreciáveis, mesmo tendo em conta aquela época em que teve quatro treinadores"

Provocaçãozinha, mas e na época em que foi resgatar o Peseiro?