quarta-feira, 8 de maio de 2013

Lançar os foguetes antes do tempo


Como se vê pelo exemplo ao lado, não faltava quem já desse (dê?) como um dado adquirido a conquista do título pelo slb (curiosamente - ou talvez não - estes casos de iniciativas por antecipação nos media, com uma dose mal escondida de euforia, só sucedem quando se trata do slb, nunca do FCP). 

Ora depois da jornada deste fim-de-semana ficou claro que há uma franca probabilidade de que haja muita gente que vá engolir sapos do tamanho da torre dos Clérigos... Como está bem claro, os Diários de Notícias deste mundo precipitaram-se e poderão muito bem ter que ir apanhar as canas dos foguetes pela calada, de forma bem envegonhada.

Neste momento tudo é possível. Penso que o FCP tem agora francas possibilidades de se sagrar campeão, mas não descarto minimamente o cenário do slb empatar ou até ganhar no Dragão, ou até mesmo que - caso perca - o FCP não consiga ganhar na última jornada em Paços de Ferreira (não é por acaso que o Paços é 3o classificado). A propósito: ao contrário do que os comentadores da SportTV diziam, não era igual para o slb perder ou empatar com o Estoril; a derrota (se combinada com uma derrota no Dragão) faria com que o empate em Paços fosse suficiente para o FCP.

A única coisa que é certa é que J. Jesus se verá agora obrigado a «meter a carne toda no assador» no Dragão, podendo assim comprometer um pouco as suas hipóteses em Amesterdão 4 dias depois (e estou certo que vai andar a dormir muito mal nos próximos dias assombrado com com o pesadelo de ver 12/13 tornar-se na época do «quase»); e que o slb terá uma recepção verdadeiramente infernal (em tons de azul) no Dragão, tendo a chama do Dragão sido reacendida. Nunca a expressão «comer a relva» se aplicou tão bem a um jogo como no do próximo sábado. 

Têm a palavra agora Vítor Pereira & Cia, está nas mãos (pés...) deles: temos 2 finais pela frente em que podem demonstrar cabalmente que somos melhores. Aos jogadores peço um empenho total, podendo eventualmente explorar algum comedimento dos jogadores adversários nas bolas disputadas (com receio de se lesionarem para Amesterdão) - mas de forma inteligente e com muita atenção aos cartões, porque tenho poucas dúvidas de que o árbitro - numa «missão» pseudo-patriótica - se vá mostrar particularmente zeloso pela integridade física dos jogadores do slb...

Quanto a Jorge Jesus, presumo que vá jogar de forma defensiva tapando todos os caminhos para a sua baliza e explorando o contra-ataque. Sendo assim quase certamente Cardozo não irá jogar de início. Teremos pois que impôr um ritmo infernal logo de ínicio (nada de período inicial para «estudar o adversário»!) e tentar ser o mais criativos e dinâmicos possíveis para criar brechas no «autocarro».

Nós acreditamos. Cabe a VP e jogadores mostrar em campo do que são capazes!

12 comentários:

reine margot disse...

Nós acreditamos numa vitória. Mas o essencial é saber que tudo é possível. Ou, como diria o outro: a bola é redonda...É uma grande oportunidade. (Este ano já vimos grandes oportunidades a serem desbaratadas (veja-se Málaga, p.ex) e de nada adiantará chingar a mãe do VP... )
O jogo contra o Paços é difícil. Mas o Benfas também tem de jogar... Tudo dependerá da prioridade: - eu se fosse ao JJ apostava na final da LIga Europa!... - não só porque nos dá jeito, mas também porque poderá ser melhor um pássaro na mão do que dois a voar...
Para nós, o que nunca fará muito sentido é que um campeonato inteiro se possa decidir sem uma única derrota e não ser suficiente... Para eles que estiveram tão perto de um céu limpinho, morrer na praia pode ser um inferno...

Miguel Lourenço Pereira disse...

O jogo contra o Paços é difícil....depende.

Se a equipa ganhar contra a Académica, este fim-de-semana, está matematicamente na Champions League. Uma semana de festejos, celebrações, sem pressão, não acredito que façam o jogo das suas vidas contra o FC Porto.

Anónimo disse...

É tudo ou nada! Mas como um amigo mais velho diz " não vendas a pele do urso antes de o matar"...vamos concentrar-nos no objectivo, ganhar o jogo! jogar concentrados e procurar que seja um dia de inspiração, o público tem de nos empurrar para a vitória.

Espero que ninguém entre em vitórias antecipadas, porque aos de vermelho o empate serve...vai ser um jogo de nervos, não percamos esta oportunidade, SOMOS PORTO!!!

Hugo Duarte

Joao Goncalves disse...

Como é óbvio esta observação não tem pés nem cabeça Reine Margot.

Naturalmente o Benfica vai ao Dragão para não perder e que é capaz de ser bem mais fácil do que Ganhar ao Chelsea.

Ao Benfica, com o Porto basta dois de três resultado possiveis dando uma possibilidade de 66,3333% de ganhar o campeonato enquanto que com o Chelsea essa possibilidade desce para 50% pois só estão dois resultados em disputa.

Como é óbvio, o Benfica vai entrar no Dragão para não perder e tem de entrar na Final da Liga Europa para ganhar e isso cria um conjunto de probabilidade completamente diferente.

O que aconteceu nesta Segunda-Feira foi apenas um balão de ar para o Porto e nada mais que isso... continuamos 2 pontos atrás e estamos dependentes de não falharmos... temos margem de manobra INFERIOR a 0 enquanto que o Benfica tem uma margem de manobra bem maior.

Não entrar em euforias precisa-se!

- Temos de mostrar aos nossos jogadores o que isto segnifica para nós!
- Temos que enfeitar a cidade para este jogo de azul!
- Temos que mandar aquela casa abaixo!
- Temos que meter as pernas dos jogadores adversários a tremer!

Mas ACIMA DE TUDO:

- Temos de estar com os nossos caso as coisas não corram como todos queremos, que estatisticamente estão contra nós.

miguel87 disse...

Eu acho que não vi mal, no passado jogo benfica-sporting na coreografia de uma bancada lia-se a palavra "campeões"...

Anónimo disse...

O Estoril podia e devia ter ganho.
Penalidade e consequente expulsão do Artur.
Fora de jogo mal assinalado ao terminar a 1ªparte que dava golo certo.
Bola totalmente dentro da baliza de Artur (lance branqueado)
E mais haveria por dizer .
Concluindo,pode fazer toda a diferença o ponto alcançado irregularmente pelo slbosta
eidapi

Bluesky disse...

De certeza absoluta que os avermelhados vem jogar na expectativa do erro, jogando como jogam 99% das equipas que nos vistam, todos aconchegadinhos lá atrás...
Por isso há que ter paciência, cautelar a defesa e aprimorar o ataque, não dando abébias e não desperdiçar estupidamente oportunidades de golo que de certeza nos vão surgir pela frente... Uma goleada de 1-0 já me satisfaz completamente.

P.S. algo me diz que o Artur vai frangar novamente!!!!

Miguel Correia disse...

Mas essa forma de jogar poderá ser vantajosa para nós. O Benfica não está rotinado para jogar em contenção nem sequer tem um modelo táctico para isso. O rolo compressor só funciona na Luz e contra equipas mais fracas. Temos é que estar atentos às transições ofensivas deles. Para isso o Fernando e o mangala, pela rapidez, são cruciais. E o Danilo e Alex Sandro tem que meter o Gaitan e o Salvo no bolso, nem que passem a semana a ver videos das fintas deles.
Resumindo, sem querer entrar em euforias, julgo que temos tudo para ganhar. Estamos melhor física e animicamente. Com o nosso publico infernal a apoiar estamos perto de infligir um golpe irreversível no Benfica de LFV.
Força Porto.

Anónimo disse...

Acredito na vitória, mas não embandeiro em arco como se vez sempre nestas ocasiões. Não sou nem nunca fui adepto do " Já ganhamos". Ainda mioas porque mesmo que consigamos ganhar aos lampiões, nada nos garante que o consigamos em Paços.
Mas uma coisa já ninguém me tira. O prazer de os ver a tremer de terror, só de pensar que lhes foge o campeonato, quando já parecia ganho. Vamos ser ambiciosos. É o FCP que tem de fazer as despesas do jogo. Mas ao mesmo tempo humildes. E apoiar sempre a equipa, aconteça o que acontecer.

Luighi disse...

Incidente no jogo entre equipas B aquece semana decisiva para águias e dragões. Adeptos do Benfica atiraram bandeira rasgada para o relvado.


O Benfica B-FC Porto B, disputado na Luz, aqueceu ao intervalo, quando um grupo de adeptos das águias retirou a bandeira dos dragões exposta no estádio e, após uma tentativa de lhe pegar fogo, rasgou-a e atirou-a para o relvado.

A apresentação das bandeiras dos clubes e da Liga é obrigatória nos jogos das competições profissionais e foi respeitada pela organização dos encarnados, mas o incidente mereceu registo no relatório do delegado da Liga e também foi comunicada pelos portistas às entidades policiais presentes.

O incidente abre as hostilidades para uma semana que reserva um FC Porto-Benfica decisivo para as contas do título.

Palavras para que? espero que chorem e mijem nas calças de terem vindo ao dragao no proximo sabado.

Anónimo disse...

Desde já quero felicitar todos que publicam noticias de um modo sério e coeso onde não existe falta de respeito para com o próximo como também os participantes não procuram gerar conflitos de um modo negativo (No Face acompanho as news e divulgo a página).
Parabéns!

Falando do jogo e do F.C.P. deste ano, o F.C.P. falhou! O treinador como todos sabe mos é fraco, não tem carisma, falta lhe algo para um dragão que tem vindo a perder gás com o decorrer dos meses, mais um ano com o V.P. e a chama do Dragão pareçe a de um isqueiro! Não pode ser!
Este é o momento que pode anular uma época completamente falhada nos momentos principais? Creio que sim, mas vejamos, Málaga somos superiores, anda mos a pisar ovos a parte lá em espanha cá 1-0 quando podia ter sido muito mais, e Defour comete um erro na pior altura. O Braga, bem aquela final da taça da liga, pareçia uma "arranjo" para eles terem algo palpavel ao fim de 4 ou 5 anos de tanta luta. Para a taça de Portugal, mais uma falha, quem não se lembra do jogo uma expulsão logo a seguir um auto golo do Danilo aconteceu de tudo um pouco, mas falha mos e perde mos as frentes todas enquanto o Benfica continuou a sua "cavalgada" nas 3 frentes.

Agora vamos falhar? Tenho esse sentimento, podem dizer que o porto nestas alturas não falha, tudo bem que é diferente agora é o tudo ou nada, mas o benfica tem jogado assim a época toda, posso estar enganado.
Tenho consciência que o Benfica está numa situação delicada com o jogo de sábado e a final da liga europa, cansados e agora com o empate do estoril certamente que emocionalmente estão a sentir que o que se avizinha não é fácil e estarem tão perto do tudo e do nada! Ainda nada meus senhores e os foguetes já rebentaram há semanas.

O jogo em si, o J.J. não irá com 2 pontas, só se for tolo, vai querer um jogo que seja muito calmo, vai fechar o meio campo certamente e querer que o ritmo do jogo seja muito baixo pois se "a carne toda tiver de ir para o assador" como dizem e muito bem a final liga europa tem de haver forças para ela.
O porto precisa dos laterais alex sandro e danilo, explosivos, como no inicio da época e o Jackson e James endiabrados e inspirados o meio campo cumprir a parte deles se for esse o caso aí sim a vitória pode surgir.

Espero acima de tudo um bom jogo e que ganhe o melhor neste caso o F.C.P.

Cumprimentos,
Pedro Oliveira


João disse...

Não há melhor resolução dessa imagem? Preciso de uma foto de perfil para o fim-de-semana.