quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Pedro Proença no Seixal

«O quotidiano dos jogadores do Benfica no Seixal foi ontem de manhã interrompido pela presença do árbitro internacional Pedro Proença. Não se tratou de uma visita de cortesia, obviamente, mas de uma questão oficial. É que os encarnados tinham pedido ao Conselho de Arbitragem para indicar alguém para ensinar ao grupo de trabalho as mais recentes alterações às leis de jogo, que se encontram em vigor desde o início da corrente temporada. E o lisboeta foi o escolhido, fazendo-se acompanhar do assistente internacional Tiago Trigo. (...)
A sessão decorreu com a maior normalidade, com muita curiosidade da parte dos elementos que compõem o plantel. Nada como uma nova temporada para sanar eventuais divergências entre clube e árbitro (...)
Esta visita de Pedro Proença ao Seixal surge na sequência de uma iniciativa do Conselho de Arbitragem que, depois de ter promovido reuniões com os treinadores, colocou-se à disposição dos clubes para iniciativas como a que ontem decorreu. Houve muitos interessados e vários árbitros internacionais envolvidos
in record.pt, 22-08-2013 | 05:31
 
 
Os internacionais João Capela e Duarte Gomes não estavam disponíveis, ou no Seixal só entram sócios do slb com as cotas em dia?
 
Quanto ao "sanar de eventuais divergências entre clube e árbitro", eu penso que terão ficado sanadas quando Pedro Proença escreveu o relatório do último Nacional x slb e, na sequência disso, Cardozo foi punido com apenas um jogo de suspensão.
 
E, já agora, o slb também não tem qualquer razão de queixa da arbitragem de Pedro Proença no jogo do título da época passada.
 
Mas pronto, depois de muito folclore para entreter os adeptos, fizeram agora as pazes de forma oficial. É bonito...
 

11 comentários:

Anónimo disse...

O que não se diria se um árbitro, sócio do FC Porto, que fosse ao Olival ou Dragão fazer uma acção destas.
A “Mitzé” já estaria, neste momento em campo, para averiguar mais um caso suspeito da arbitragem portuguesa. A Procuradoria-Geral da República já lhe teria disponibilizado todos os meios necessários para tentar, mais uma vez, meter Pinto da Costa na prisão.

Já sabemos qual a intenção de todo este folclore, assim como a grande entrevista do Proença a “A Bolha” no início deste ano de 2013.

Considerava e continuo a considerar o Proença como o melhor árbitro português até hoje, mas aquela entrevista a “A Bolha”, deixou-me de “pé atrás” e ele desceu na minha consideração. Tem categoria e competência para não ter de recorrer a estes meios que só servem para lançar mais confusão em vez de clarificar seja lá o que pretendeu clarificar no seio da arbitragem.

Quando tornou público que era lampião e sócio desde pequenino, subiu na minha consideração, porque ao contrário de outros não escondeu a sua cor clubista e tem mostrado sempre grande competência quando arbitra jogos jogos dos lampiões.

É o meu árbitro preferido nos grandes jogos do FC Porto. Erra como qualquer um de nós, mas quando isso acontece é notório que não aconteceu por incompetência nem por vontade própria. Prefiro o Proença a arbitrar os jogos do FC Porto a qualquer árbitro do Norte ou do Distrito do Porto.

O Jorge Sousa é o maior nojo a arbitrar os jogos em que participa o FC Porto. Quer mostrar que não tem medo em marcar faltas contra nós e acaba por fazer asneira da grossa.
Outros como o Soares Dias, tanto querem mostrar que são isentos que acabam por fazer “Káca”.

O Pedro Proença se não se deixar levar pelo canto das “tágides”, ficará na história do futebol, como o melhor árbitro português de todos os tempos.

Labareda Azul disse...

Tema similar abordado neste blogue. Mais um ataque ao benfica :)

http://dragoesaoataque.blogspot.pt/2013/08/aulas-para-os-burros.html

Pedro Albuquerque disse...

Sinceramente não me parece nada de anormal. Sim, poderia ser outro o árbitro.

Foi o Benfica que pediu uma aula, mas o FC Porto e qualquer outro clube o pode e deveria fazer.

HULK 11M disse...

Não é isso que está aqui em causa!!!!
Praticamente todos os clubes organizam palestras e colóquios sobre as leis do jogo e convidam técnicos de arbitragem para as monitorizarem. E nem tem que ser árbitro em actividade...
O que é desmascarado aqui é mais uma palhaçada do "clube da transparência": passam a vida a dizerem o pior do seu associado e melhor arbitro português e agora convidam-no!
Estes benfiquistas não teem mesmo vergonha nenhuma e ainda querem fazer os outros de estúpidos.

Bluesky disse...

Eu nestas questôes de arbitragem ou sou ingénuo ou não percebo puto de futebol.
Acho Pedro Proença um excelente árbitro (a FIFA e a UEFA tambem acham...), que tal como os melhores jogadores de futebol, tambem se resguarda em campo, sobretudo nos clássicos (o penalti de Cardozo por marcar! quando jogou a bola com ambas as mãos no jogo da nossa vitória com o golo em fora-de-jogo).
Para mim só 2 árbitros nojentos e mal intencionados no futebol português atual: Bruno Paixão, execrável avermelhado, e Jorge Sousa, o novo Paraty...
No resto acho que há árbitros bons, normais e mediocres...

Pedro Albuquerque disse...

Já vi neste blog e noutros criticarem o Pedro Proença também.
Não leste bem a notícia, não foi o Benfica que convidou o Pedro Proença, ele foi enviado pelo Conselho de Arbitragem, o que é completamente diferente.

meirelesportuense disse...

Para mim acrescentaria a esses o Duarte Gomes que é um árbitro vingativo. Mas para além disso, sempre me pareceu um árbitro do sistema. Não esqueçam o jogo do túnel da Luz...Ele não viu nada -nós verificamos nas imagens que ele estava totalmente tapado pelos funcionários do Benfica e pelos stewards- mas para os castigos, mencionou todos os que lhe pediram...
O Artur Soares Dias -que tem aparentemente grande capacidade- de vez em quando dá uma de favor em nome de um qualquer interesse obscuro. Há uns dois/três(?) anos marcou a favor do Braga três penalties, num dos últimos jogos fora do Campeonato, mantendo assim o SCB na luta pelo título com o FCdoPorto. Creio que foi no ano da conquista da Taça UEFA.

Anónimo disse...

Como se o SLB não pudesse ter recusado ser esse o árbitro escolhido...Somos todos anjinhos.

HULK 11M disse...

Estou a ver que vou ter que fazer um desenho....
Pedro Proença, apesar da sua valia, tem cometido alguns erros que prejudicaram o FCP. Dáí as naturais críticas. Ainda no célebre jogo na Luz, do 3.º golo em fora de jogo, da responsabilidade do assistente, Proença cometeu vários erros em prejuízo do FCP. Criticamos... mas não fizemos campanhas. Proença não é um Paixão, Duarte, João pode ser Ferreira, etc...
Mas o SLB tem feito uma campanha vergonhosa contra ele. E sem se saber porquê. Talvez exigindo que ele consiga o impossível...
Quanto à palestra, a coisa funciona assim: o pedido tem que ser endereçado ao Conselho de Arbitragem mas a instituição que o faz indica sempre quem quer que lhe seja enviado.
Entendido?

Pedro Albuquerque disse...

Não está nada entendido.
"É que os encarnados tinham pedido ao Conselho de Arbitragem para indicar alguém para ensinar ao grupo de trabalho as mais recentes alterações às leis de jogo, que se encontram em vigor desde o início da corrente temporada. E o lisboeta foi o escolhido..."

Onde diz aqui que foi o Benfica a escolher o Pedro Proença?

Hugo disse...

Claro que saiu caro ao Cardozo... 65 mil euros de multa e expulsão do clube do coração do Proença.