sábado, 26 de setembro de 2015

Tal como em Kiev...

Empatar com o Moreirense é mau.

Empatar com o Moreirense, após estar duas vezes em vantagem no marcador, é péssimo.

Sofrer dois golos de uma equipa do nível deste Moreirense é inacreditável.

E, não haja dúvidas, o responsável Nº1 por aquilo que a equipa joga, ou deixa de jogar, durante os 90 minutos é sempre o treinador.

Dito isto, e independentemente do discutível onze inicial escolhido por Lopetegui para este Moreirense x FC Porto, a realidade é que os dragões chegaram à vantagem no marcador (0-1). E se é verdade que, nos primeiros 45 minutos, o FC Porto teve apenas três oportunidades de golo, o Moreirense não teve nenhuma! (e quase não conseguiu entrar na área do FC Porto)

Maicon, de livre, marca o 1º golo do FC Porto em Moreira de Cónegos

Mais. Na 2ª parte, após o Moreirense ter chegado ao 1-1 (no primeiro remate enquadrado com a baliza de Casillas) Lopetegui reagiu, mexeu bem na equipa e fez tudo o que podia/devia para ganhar em Moreira de Cónegos.
Assim, após ter sido obrigado a queimar uma substituição ainda na 1ª parte, devido à lesão de Brahimi, Lopetegui "meteu a carne toda no assador". Substituiu um médio (Herrera) por um extremo (Tello), passando Corona para o meio e a ter uma frente de ataque com quatro jogadores e, no último quarto de hora, arriscou tudo, substituindo um defesa central (Marcano) por um ponta-de-lança (Aboubakar).

E estas mudanças resultaram. A pressão do FC Porto sobre o Moreirense passou a ser asfixiante e a equipa chegou mesmo ao 2º golo, precisamente por Corona (que me parece render muito mais no meio, nas costas do ponta-de-lança, do que como extremo).

2º golo do FC Porto em Moreira de Cónegos

Contudo, depois de ter feito o mais difícil e obtido o 2-1 aos 79' (apenas dois minutos após Lopetegui ter esgotado as substituições), a equipa do FC Porto foi incapaz de segurar a vantagem.
Porquê?
Por várias razões, claro, entre as quais destaco:

1º) Nos últimos minutos, pareceu-me que vários jogadores do FC Porto (Danilo, Corona, Maxi, …) estavam exaustos, no limite da capacidade física e houve mesmo dois – Osvaldo e Maicon (o único defesa-central em campo após a saída de Marcano) – que terminaram o jogo ao pé coxinho.

2º) Tendo esgotado as substituições aos 77', para tentar chegar ao 2º golo, Julen Lopetegui já não pôde refrescar e reequilibrar a equipa defensivamente.

3º) Tal como em Kiev, a equipa sofreu o golo do empate nos últimos 5 minutos (período de descontos incluído) e, tal como em Kiev, esse golo foi marcado de cabeça na pequena área portista, também conhecida por área do guarda-redes…
Por falar em guarda-redes, o que fez Casillas nesse lance?
Tal como em Kiev, ficou em cima da linha de golo, à espera não se sabe bem de quê.


Em resumo, foram mais dois pontos perdidos de forma inglória, para não dizer idiota.

P.S. Excelente a execução de Maicon no 1º golo do FC Porto. Em apenas seis jornadas é o 2º golo que marca de livre direto.

P.S.2 Na 1ª parte, ficaram, pelo menos, dois cartões amarelos por mostrar a jogadores do Moreirense, o primeiro dos quais logo ao 6º minuto, numa entrada por trás de Cardozo a Danilo Pereira. Não por acaso (em vésperas de jogo para a Liga dos Campeões), o árbitro Vasco Santos permitiu aos jogadores do Moreirense uma agressividade defensiva sempre muito elevada ao longo de todo o jogo.

22 comentários:

Zé_Lucas disse...

É pá, já começou a campanha pró-Helton? Este ano começou mais cedo. Só abona a favor do Fabiano...

Lápis Azul e Branco disse...

Concordo com grande parte da análise, mas não sobre Casillas. Se em Kiev poderá ser legítimo apontar-lhe não se ter feito ao lance, neste não podia mesmo fazer nada.

Abraço e sigamos em frente!

Vidente Mor disse...

enfim concordo em parte, o danilo levou porque primeiro que largue a bola dá tempo para tudo, é muito lento. Os dois golos do moreirense foram falhas na zona central da equipa, depois os jogadores do porto sao macios e agora com o inverno ainda vao deixar de meter o pé mais vezes ate porque sabem o que aconteceu ao andre silva e o que nao aconteceu ao seu augoz e o que o clube deixou de fazer. Om fundamental disto tudo tem a ver com o declinio fisico inevitavel e biologico do presidente, apelo a que nao se recandidate, que fique por perto mas nao se recandidate.

Francisco disse...

normalmente discordo das suas opinioes mas desta vez estou de acordo
mesmo nao tendo jogado "a porto" fizemos mais do que suficiente para sair de la com uma goleada no bolso, dando de barato um dos golos sofridos
outra questão é essa do cansaço, esses jogadores que referiu são jogadores que nao sabem quem e o que é o Porto, so um exemplo, em braga com 9 jogadores o ruben neves(tambem ao pé coxinho) correu o triplo destes, tendo eu dito naquela altura que o ele era melhor com uma perna que os outros com as duas.
Mas pode ser que este fim de semana seja como no da madeira, nenhum dos grandes ganhar

José Correia disse...

Reveja de onde é feito o cruzamento, reveja a movimentação dos jogadores e reveja de onde é feito o cabeceamento do 2º golo do Moreirense.

É óbvio que o guarda-redes do FC Porto teria mais do que tempo e espaço para dar uns passos em frente e posicionar-se corretamente, de modo a bloquear ou socar aquela bola.
Aliás, se o tivesse feito, o mais provável é que o Casillas fosse carregado por um dos jogadores do Moreirense na sua área de proteção, ganhando uma falta.

José Correia disse...

É verdade que o Maicon estava lesionado e disputou os últimos minutos ao pé coxinho;
É verdade que o Danilo Pereira estava exausto e não saltou, como devia, aquele cruzamento a pingar para a área;
Contudo, tivesse o Casillas feito a sua obrigação, que era ter saído da linha de baliza e interceptado o cruzamento e o FC Porto não teria perdido 2 pontos em Moreira de Cónegos.

Zé_Lucas disse...

O JC das duas uma, ou nunca foi guarda redes, ou, se foi, devia ser um mister das balizas. O cruzamento é feito para a linha da pequena área (pergunte a um guarda-redes que ele explica-lhe) onde estavam 6 (seis) jogadores a disputar a bola. Azar do Casilhas e nosso, foi um jogador do moreirense a conseguir chegar à bola.

Lápis Azul e Branco disse...

Não foi assim que vi, mas essa é a beleza do futebol, não é?

meirelesportuense disse...

Notei uma coisa: -Até o "emplastro" mudou de cor, hoje envergava um cachecol vermelho!...Se uma mente tão simples dá por coisas destas, imaginem cérebros mais sofisticados...

francisco disse...

Pois é, saíram o Danilo o Alex, o Casimiro, o Oliver, o Quaresma e o Jakson, o Herrera e o Tello praticamente não jogam, compraram 1 GR de q não necessitavam, pior do q os 2 q tinham e põe-no na baliza à espera do patrocínio... queriam milagres?

meirelesportuense disse...

O Jesus é outro que não sabe tirar partido dos erros dos adversários. E hoje lá voltaram a perder a oportunidade de se afastarem do Porto.
Mas o pior, o que nos fica, é a sensação de que se o Porto ganhasse em Moreira de Cónegos ficaria garantidamente a 2 e a 4 pontos dos seus dois mais directos competidores. E não o conseguiu.

Luís Gagliardini Graça disse...

Sobré o Casillas e os centrais, lembro o seguknte: quando os guarda redes era baía e os centrais o Jorge Costa e o Fernando couto, qualquer centro ou canto era para nós uma brincadeira. Hoje, qualquer centro ou canto deixa-nos a roer as unhas...

Joao Goncalves disse...

Lopetegui só teve 2 erros neste jogo (para além das qualidades e limitações que já lhe reconheci à muito que são essencialmente a má preparação das equipas nas abordagens iniciais e a mestria como muda depois a partir do banco, lançando os jogadores certos para mexerem com o jogo):

1) Tirar Marcano... se a ideia era deixar 3 atrás era tirar Layun, exactamente para precaver a possibilidade de conseguirmos marcar um golo. Assim quando marcamos, tivemos que meter Danilo a central e ficamos sem trinco e com menos 1 a defender o meio... se tivesse saído Layun, metia-se Varela a Defesa esquerdo e siga para bingo.

2) Abordagem após golo... não se pode pedir a Danilo para ser Central, ao mesmo tempo que se pede a André André para ser 6 e a Corona e Abou para serem 8. Foi um erro muito grave de Lopetegui. Se era o que tinha em campo então usava Osvaldo e Abou em cunha na frente e metia André André e Corona lado a lado no meio a jogarmos sem trinco e para irmos á procura do 3-1 e nunca defender o 2-1.

Assim que vi a maneira que Lopetegui arranjou a equipa após o golo do Corona, fiquei à espera do golo do Moreireirense pois não tinhas jogadores suficientes para defender o choveirinho.

Viper disse...

Eu sei que este é um Blogue sobre o FCP.. MAS, aposto que se fosse ver/ler Blogues sobre o Real Madrid, Atl Madrid, Chelsea, City, Juventus, Valença, Barça, Zénit.. assim ao calhas, também os seus prosélitos devem estar a pôr em causa, a questionar o Treinador, os jogadores, os g.r...

E já nem falo do clube dos Calimeros, do badocha de parvalho e do Jay Jay Mascla Chiclas que quando ganham, o árbitro está sempre bem, mas quando perdem ou empatam, a culpa é sempre do árbitro!!!

AQUI os (ditos) portistas) como não podem culpar o árbitro dizem mal do treinador, dos jogadores, do g.r...

Tá certo!!

Viper disse...

Eh pá.. já agora digam também mal do equipamento utilizado, não pela cor em si, mas pela combinação de cores, estética e styling utilizados!!!

Com tantas, milhentas possibilidades de tons de azul..

ISSO, sim deviam questionar, pôr em causa..

Luís Gagliardini Graça disse...

Há portistas que quando ficam anos a seco ainda batem palmas. Eu não sou um deles. Peço desculpa

Luís Gagliardini Graça disse...

Há portistas que quando ficam anos a seco ainda batem palmas. Eu não sou um deles. Peço desculpa

Viper disse...

Deves ser tão portista que nem sabes que o FCP não ficou anos a seco!! O FCP apenas na época passada não venceu nenhum Título. Ora um ano, não são anos!!!

E, sabes bem, se fores sério, que o FCP fez 82 pontos que num Campeonato sem colinho, sem campos inclinados, sem manto protector.. 82 pontos dariam para ser Campeão com 10 de avanço!!

Mas, lá está. Deves ser tão portista como eu sou chinês!!!

meirelesportuense disse...

Relativamente aos equipamentos considero-o horrível. Azul claro, azul escuro, preto, até amarelo seria admissível, agora castanho-chocolate?...Dá a sensação de estar sempre sujo. Os criadores destes equipamentos devem ser loucos ou daltónicos.

Luís Gagliardini Graça disse...

Estás contente com estes anos. Eu não. É apenas essa a diferença

Paulo Rodrigues disse...

Serei só eu ou este fcp não joga nada? E estou a falar de Lopetegui, alguém acha normal empatar com o Moreirense? Alguém acha normal a equipa jogar a passo? Alguém acha normal nenhuma equipa temer este FCP de Lopetegui? Alguém acha normal jogo após jogo o FCP criar 1 ou 2 situações de golo?

Este treinador tem tido boas equipas eu tenho a certeza que qualquer treinador português faria bem melhor que este adjunto que temos como treinador principal. Até me custa dizer isto mas até o Estoril joga melhor que o FCP.

Desde que Lopetegui veio para o FCP ver a minha ( nossa ) equipa jogar é uma total pasmaceir, não há raça, não há brilho, não há motivação. Odeio ser pessimista mas os resultados estão ai.

DC disse...

Com Danilo em campo vai ser sempre isto. Horrível tal como em Kiev.
Este meio-campo é o pior que já vi no Porto.