terça-feira, 15 de dezembro de 2015

A Sorte nos sorteios.

Os dados foram lançados, a Europa do futebol vai se confrontar, e em Fevereiro a febre volta.

Para os Portistas distraídos que não deram pela derrota caseira com o Dínamo Kiev, a possibilidade de passarmos para os quartos de final da Liga dos Campeões parece difícil com os alemães do Dortmund que nos calharam na rifa. Mas espera, esse FC Porto - Borussia Dortmund é um confronto da Liga Europa? Quem diria.

Quanto aquele clube lá de baixo, calhou-lhes o Zenit. Safaram-se do Real Madrid, Barcelona, Manchester City e Chelsea. De azar nos sorteios é que não podem queixar-se.

Quanto aos restantes confrontos: temos nada mais nada menos que um confronto entre dois campeões europeus: Juventus - Bayern Munique. Também temos um Arsenal - Barcelona e um PSG - Chelsea, qualquer um destes confrontos poderiam perfeitamente ser jogos das meias finais.




Mas voltemos aos sorteios dos maiores clubes Portugueses. Há, no universo Portista, a percepção que o nosso rival se safa bastante no totoloto dos sorteios da UEFA. Decidi dar uma olhadela pela história dos sorteios que envolvem ambos os clubes para tirar as minhas próprias ilações. Será que são beneficiados pela sorte ou isso é mais percepção nossa?

Isto é um exercício subjectivo que necessita de contexto competitivo. E decidi recuar para a época de 2005/06. Sem ser exaustivo decidi dar relevância às épocas onde é notório que um clube teve um sorteio bem mais favorável ou desfavorável em relação ao outro.

Logo a começar parece que tivemos sorte. Nesse ano calhou-nos Inter, Rangers e Artmedia e ficamos em último. Ao Benfica calharam-lhes o Man Utd, Villarreal e Lille. Passaram e defrontaram e eliminaram o campeão Europeu Liverpool caindos nos quartos contra o Barcelona.

Nos anos seguintes não houve grande comparação a fazer. Realço é que na época de 2008/09 o Porto defrontou e eliminou o At Madrid nos oitavos caindo aos pés do Man Utd nos quartos. Não se pode dizer que foram sorteios de sorte.

No ano seguinte estivemos em competições diferentes. Calhou-nos o Arsenal nos oitavos da LC quando, caso tivessemos um bocado de sorte poderia nos calhar a Fiorentina, o Bordeús ou o Sevilha.

Sinceramente, olhando para os sorteios de ambos os clubes torna-se aceitável argumentar que o Benfica é muitas vezes bafejado pela sorte. Esta ano nem se fala.

Uma coisa é que parece notório: a dita sorte do Benfica nota-se bastante pelo facto de raramente lhes calhar os adversários mais complicados (época de 2005-06 à parte). Comparar com o Porto que ou leva com um Arsenal ou Chelsea logo nos oitavos da Liga dos Campeões ou com um Manchester City ou Borussia de Dortmund muito cedo na Liga Europa

Uma última palavra para referir que o Sporting joga com o Bayer Leverkusen e o Braga com o Sion.


12 comentários:

Pedro Reis disse...

Desculpe a minha frontalidade mas acho ridículo esta história da sorte ou azar nos sorteios... além de ser mais do que subjetivo é o tipo de desculpas que os perdedores gostam de utilizar...
Quem é grande e competitivo não tem medo de se bater com os melhores!
Este ano o nosso grupo até era provavelmente mais fácil que o do SLB e eles passaram e nós, por incompetência não! O ano passado não tivemos propriamente azar no adversário dos oitavos, comparativamente com o que saiu ao SLB este ano... Enfim, sinceramente, isto não acrescenta nada.

Antonio Silva disse...

Estás no teu direito de ter essa opinião. Curioso é que achaste necessidade de comentar num artigo que "não acrescenta nada."

Filipe Ferreira disse...

Destes tipos de jogos é que alguém quer jogar e apoiar.
Jogos em que duas equipa vão estar equiparadas e jogarão de olhos nos olhos.
Isto sim são adversários. Farto de equipas médias na Europa.
É com estes grandes que se fazem história.

alvaro marques disse...

E porque não concentrar os comentários no nosso clube e deixar de andar"preocupados"com os mouros?Infelizmente,temos motivos de sobra para nos preocupar...

José Correia disse...

"Este ano o nosso grupo até era provavelmente mais fácil que o do SLB"

Como?
Por acaso, o Dinamo Kiev 2015/16 é mais fraco que o Galatasaray 2015/16?

José Correia disse...

"O ano passado não tivemos propriamente azar no adversário dos oitavos"

O ano passado, no sorteio dos Oitavos da Liga dos Campeões, o FC Porto era cabeça de série, ao contrário do SLB esta época.

José Correia disse...

Estou muito desapontado. Colocámos a melhor equipa possível, respeitando o nosso adversário. O árbitro mostrou-nos muitos cartões amarelos por nada. Estou envergonhado por este árbitro ser português. Cinco (seis) jogadores foram admoestados e vão fazer-nos falta para os oitavos. Não compreendo. (…) Agora vamos tentar preparar a equipa o melhor possível para ser competitivo nos oitavos, que será a nossa primeira partida oficial em 2015

Estas declarações foram feiras por André Villas-Boas, no final do 6º jogo da fase de grupos da Liga dos Campeões.
Não por acaso, todos os segundos classificados queriam o Zenit. Calhou ao SLB…

José Correia disse...

Entre as equipas que poderiam ter calhado ao FC Porto, havia equipas como o Sion (Suíça), Midtjylland (Dinamarca), Anderlecht (Bélgica), Sparta Praga (República Checa), Augsburgo (Alemanha) ou Galatasaray (Turquia), mas calhou aquela que, na minha opinião, era a mais difícil que poderia ter calhado.

O atual Borussia Dortmund (2º classificado da Bundesliga, a apenas 5 pontos do imparável Bayern de Guardiola) é quase tão bom como o Dortmund do Klopp.

José Correia disse...

Depois de perder a Supertaça.
Depois de ser eliminado da Taça de Portugal.
Depois de ser derrotado no Estádio do Dragão (0-1) e perder em casa com o Sporting (0-3)!
Chegando a Dezembro a 7 pontos da liderança do campeonato.
A Liga dos Campeões é a única bóia de salvação, de uma época que tem tudo para ser um desastre para o SLB e, particularmente, para Luís Filipe Vieira.
Nesse sentido, a sorte que o SLB teve no sorteio da fase de grupos e a enorme sorte que teve no sorteio dos Oitavos, é uma grande ajuda.

José Correia disse...

«(...) parece mais ou menos consensual que calhou ao FC Porto a fava nos sorteios das competições europeias de ontem. Afinal, o Zenit não será exatamente um adversário débil, mas considerando as alternativas à disposição, dificilmente o Benfica podia pedir melhor. O Leverkusen traz de volta o fantasma das eliminatórias perdidas pelo Sporting frente a adversários alemães, mas Jesus já veio garantir que não se esqueceu de como dar-lhes a volta. E o Sion até pode ter empatado duas vezes com o Liverpool, mas o mesmo Braga que ganhou ao Marselha não tem porque se assustar com os suíços. O Borússia de Dortmund, em contrapartida, promete criar todos os problemas que o FC Porto poderia esperar de uma eliminatória da Liga dos Campeões, sem nenhuma das vantagens que a liga milionária oferece. E porque um mal nunca vem só, a deslocação a Dortmund para o jogo da primeira mão com o atual segundo classificado do campeonato alemão disputa-se três dias depois de um certamente complicado Benfica-FC Porto para o campeonato (...)»
Jorge Maia
O JOGO

DC disse...

Há inegavelmente alguma sorte do slb. Como também há sempre, sempre, sempre do Real.
Mas como se viu no ano passado com o Barça, as grandes equipas se tiverem que eliminar todos os campeões nacionais dos grandes campeonatos eliminam.
O slb mesmo com a sorte vai cair da Champions porque é uma equipa banal e incompentente.

Quanto a nós, quero só sublinhar que o Borussia tem mais golos marcados no campeonato que o Bayern. O que tendo em conta que a nossa defesa este ano é muito pior me deixa com muito muito receio. A hipótese de mais um esmagamento alemão é muito real.

John Menezes disse...

Só o Witsel está castigado, no entanto, meu caro José Correia. A grande dificuldade será, sem dúvida, retomar o ritmo competitivo.