sábado, 16 de abril de 2016

A participação dos sócios

«As urnas abrem às 10.00 e encerram às 22.00, horário de Portugal continental. Os sócios do Benfica poderão votar no Estádio da Luz, em Lisboa, nas Casas do Benfica de Famalicão, Évora, Coimbra ou Faro ou através da Internet, para sócios residentes nas regiões autónomas e estrangeiro
in DN, 27-10-2012

Em Outubro de 2012, o SLB atravessava um período desportivo difícil, após um conjunto de derrotas muito dolorosas (para eles) nos dois campeonatos anteriores – 2010/11 e 2011/12.
Luís Filipe Vieira era objeto de alguma contestação pública mas, apesar disso, a Direção encarnada criou condições para que houvesse uma grande participação dos sócios nas eleições do clube, disponibilizando vários locais de maior proximidade, bem como, métodos eletrónicos de votação.
Assim, para além dos sócios do SLB que vivem na Área Metropolitana de Lisboa e que puderam votar no pavilhão da Luz, os que vivem no Norte puderam votar em Famalicão, os que vivem no Centro em Coimbra, os que vivem no Alentejo em Évora e os que vivem no Algarve em Faro.
Quanto aos sócios que vivem nas regiões autónomas dos Açores e da Madeira, ou em países estrangeiros, esses puderam votar através do website oficial do clube.

Como resultado, essas eleições do clube da Luz registaram o maior número de sempre de votantes (22676), os quais, para além de poderem votar na(s) lista(s) concorrente(s), também puderam votar em branco (sim, apesar de haver duas listas, 3,15% dos sócios benfiquistas que exerceram o seu direito votaram em branco).


Amanhã vão realizar-se eleições no FC Porto e, lamentavelmente, as condições em que as mesmas vão realizar-se são muito diferentes.

«As eleições para os órgãos sociais do FC Porto efetuam-se domingo, 17 de abril, entre as 10 e as 19 horas. As urnas estarão colocadas na Tribuna VIP da bancada nascente, “Tribuna VIP de Sócios”, entrada pela porta 16 do Estádio do Dragão.»

Ou seja, os sócios do Futebol Clube do Porto que vivem em Trás-os-Montes, na região Centro do país, na zona de Lisboa ou no Algarve, se quiserem votar, terão de se deslocar ao Porto. E já nem falo naqueles que vivem nas ilhas ou no estrangeiro. Não há dúvida que isto é um enorme incentivo à participação dos sócios…

Já agora, na perspectiva da atual Direção, para que servem as dezenas de casas do FC Porto espalhadas pelo país?

Pinto da Costa na Casa do FC Porto de Cantanhede (foto: Paulo Novais, LUSA)

Para o presidente descerrar lápides com o seu nome e discursar nas respetivas (re)inaugurações?
Para justificar o pelouro do vice-presidente Alípio Jorge?
Para encher camionetas e trazer “clientes” aos jogos disputados no Estádio do Dragão?

Relativamente ao boletim de voto e à impossibilidade dos sócios do Futebol Clube do Porto votarem em branco (originalidade que deve ser caso único a nível mundial), o presidente da assembleia geral, Dr. Miguel Bismarck, em declarações esta semana ao jornal Record, referiu o seguinte:

É um pormenor [possibilidade de votar em branco] que, naturalmente, pode ser ponderado numa próxima revisão dos estatutos do clube. Vou oferecer-me para fazer parte da comissão que se formar para proceder a essa revisão, pois é preciso fazê-lo, rever os estatutos e aperfeiçoar o regulamento eleitoral, pois há matérias reguladas nos dois documentos


Não percebo. Era assim tão complicado haver um boletim de voto normal, isto é, um boletim com quadradinhos para os sócios porem (ou não) uma cruz?
E se essa "inovação" implicava rever os estatutos e "aperfeiçoar o regulamento eleitoral", por que razão isso ainda não foi feito?

Há muito boa gente (portistas, claro!) que enche o peito para dizer que temos um estádio cinco estrelas, o primeiro a nível mundial a ter certificação ambiental, que temos o melhor museu de clubes do mundo, que somos os maiores das redes sociais, etc. mas, meus caros, em termos de “devolver o clube aos sócios” e criar condições para uma muito maior participação dos sócios/adeptos na vida do clube, continuamos com os velhos métodos de sempre.

12 comentários:

Luís Vieira disse...

Quem fala assim, não é gago. Nada a acrescentar.

alvaro marques disse...

Bem dito.Estamos feitos.

Soren disse...

100% de acordo mais uma vez Zé.
É o que temos, é triste. Barafustamos mas não leva a nada. O Presidente diz que não lê, nem quer saber de blogues (ainda que comente o que escrevem).

Espero pela silly season e depois o decorrer do início da próxima época para ver se há mudanças ou se continua tudo na mesma.

Estou no estrangeiro e portanto, nem votar posso. E pronto, é isto o tal FC Porto mundial e internacional.

Tiago disse...

Bem dito José Correia, sócio há 31 anos, no passado mês de março, vivendo em Lisboa, não poderei deslocar-me amanhã para votar, uma eleição em que votaria riscando o boletim, nulo portanto.

Presente na assembleia que renovou os estatutos, presente na assembleia que votou o regulamento eleitoral, não votei contra o artigo que definiu a configuração do boletim de voto, tal como não expressei nenhuma sugestão que fosse no sentido por ti apontado. Culpa minha.

Mas estou totalmente de acordo, a forma desta votação é Anacrónica e própria de 1916, não do ano de 2016.

Abraço grande, Porto Sempre!

José Correia disse...

«Até para o voto de protesto nestas eleições é preciso instruções. Isto porque os regulamentos do FC Porto reconhecem os boletins em branco como votos válidos para a lista concorrente.
O Artigo 3º do regulamento eleitoral do FC Porto diz que «são considerados nulos os votos consubstanciados em listas que tiverem riscados todos os nomes, ou contenham quaisquer observações».»
in Maisfutebol, 16-04-2016 | 12:30
( http://www.maisfutebol.iol.pt/liga/pinto-da-costa/eleicoes-do-fc-porto-manual-para-o-socio )

Francisco Paulos disse...

Totalmente de acordo.Mas com esta direção o clube deixou de ser dos sócios mas sim de meia dúzia deles que em vez de servirem,servem-se do clube. E nós sócios comemos e calamos e de prémio compensamos esses atuais incompetentes com mais 4 anos de vida de nababos.

José Correia disse...

«Em declarações ao jornal Record, Miguel Angelo Bismarck, presidente cessante da Assembleia Geral, frisa: «Por vezes, há sócios que querem apoiar um candidato, mas não estão de acordo com a presença de uma ou outra pessoa na sua lista, pelo que acontece riscarem esses nomes. Mesmo assim esse voto é válido. Só é nulo se forem riscados todos os nomes ou acrescentados dizeres ou figuras».»
in Maisfutebol, 16-04-2016 | 12:30
( http://www.maisfutebol.iol.pt/liga/pinto-da-costa/eleicoes-do-fc-porto-manual-para-o-socio )

José Correia disse...

Soren disse: "Estou no estrangeiro e portanto, nem votar posso. E pronto, é isto o tal FC Porto mundial e internacional"

Pois, é triste que em pleno século XXI, quando já se pode fazer quase tudo usando um telemóvel, no "moderno" e "inovador" FC Porto, umas eleições continuem a estar condicionadas por velhas mentalidades.

Estamos muito à frente!...

José Correia disse...

Tiago disse: "sócio há 31 anos, no passado mês de março, vivendo em Lisboa, não poderei deslocar-me amanhã para votar, uma eleição em que votaria riscando o boletim, nulo portanto"

Para que os escrutinadores percebam, talvez fosse melhor escreveres "Voto em branco".

Abraço

reine margot disse...

100% de acordo quanto ao seu post; necessita-se de transparência e de militância.

PS: Segue um Off-topic para o José Correia:
"FC Porto goleia Oliveirense"
- ainda acha que não se devia ter deixado ir o Reinaldo?

abraços
e bons votos !

Miguel Magalhães disse...

Quantos menos participarem, melhor. O circo está montado e hoje no andebol até deu vontade de rir com os Super Dragões a cantarem "Pinto da Costa, olé".
Mesmo com estas eleiçoes à moda de clube de bairro, estou curioso para ver a quantidade de socios que vai votar e como vao apresentar os resultados

HULK ONZE MILHAS disse...

A todos os que quiserem ir riscar nomes nos boletins de voto aviso já que devem ir equipados com um marcador à prova de papel brilhante e de cor diferente do azul!!!!

O boletim para a mesa da AG é branco mas em papel brilhante, difícil de riscar.
Mas o pior vem com o boletim para a Direcção!!!! É em papel brilhante e em azul escuro. Só por milagre se consegue inutiliza-lo, ou seja, riscar seja o que for!!!

Brilhante ideia!

SE dúvidas houvesse.... E depois veem para aqui os papalvos dizer coisas do género: "Candidatem-se"! "Vão às AG´s" ...