segunda-feira, 4 de fevereiro de 2019

Ineficácia?

Eficácia, tão somente. É o que aparentemente nos falta, apesar de, entre todas as oportunidades ontem esbanjadas, o único lance em que os nossos jogadores poderiam ter feito melhor seja, talvez, naquele chapéu demasiado alto de Marega. Em todos os outros casos, existiu mais mérito da defesa do que, propriamente, demérito nosso.

Supostamente o que nos falta em eficácia, tem o slb de sobra. Será mesmo assim? Basta recordar o golo deles em Guimarães há duas semanas. Aquilo não foi eficácia mas sim, e no mínimo, facilitismo dos defesas adversários. Idem para o jogo deles em Alvalade. Mas aquele scp de ontem tem alguma coisa a ver com o scp de há uma semana na Taça da Liga?

E em relação ao Braga? As equipas adversárias jogam com igual empenho como contra o FCP? Fica, também, a dúvida. O Braga não parece ter a qualidade individual para resolver, semana sim, semana sim, o tipo de dificuldades que todas as equipas sempre colocam ao FCP.

O FCP fez ontem a sua melhor exibição, no Afonso Henriques, desde pelo menos aqueles 5-0 do tempo do Mangala. Isto em termos de produção futebolística pura.
Em 2010/11, por exemplo, aquando da nossa última super-equipa, o FCP nem metade das oportunidades criou em relação às de ontem.
Desengane-se quem achar que se pode fazer muito mais e melhor do que aquilo que ontem produzimos. Dentro das nossas actuais possibilidades, temos vindo a apresentar uma louvável qualidade. Acima de qualquer adversário nacional. Sem factores estranhos, chegaria e sobraria.
Aliás, a pior coisa que agora nos poderia acontecer seria a equipa técnica e os jogadores começarem a desconfiar de si mesmos e acharem que há algo de errado. Não, o caminho é este mesmo. Tirando um ou outro pormenor possível de ser melhorado, as coisas estão certas, em termos gerais, na nossa forma de abordar os jogos.

Infelizmente, porém, este actual campeonato pode muito bem ser decidido por aspectos sobre as quais não temos qualquer controlo.
O que podemos nós fazer se um Boavista passa do 80 (contra o FCP) para o 8 (contra o slb)?
Certo que ninguém pode estar a 100% em todos os jogos e que existem muitas variáveis que ditam um resultado de uma partida de futebol, mas digam-me lá se aquele Renan, que defendia tudo na Taça da Liga (e em Alvalade para o campeonato), é o mesmo que, ontem, até no penalty conseguiu dar um frango?

Resta-nos, pois, esperar (sentados, certamente) que as outras equipas quando defrontam os nossos rivais mais directos, tenham um comportamento minimamente aproximado, em termos profissionais, daquele que em toda e qualquer semana exibem contra o FCP.

P.S.: E qual tal aquele fora-de-jogo “por centímetros” do Pepe no nosso golo anulado? Então a "jurisprudência" não tinha deliberado ser, desde as meias-finais de Taça da Liga, um escândalo nacional anular tais lances, independentemente das linhas desenhadas no ecrã pela SporTV? O que mudou em apenas semana e meia? Dois lances semelhantes. Um deles deu discussão para 5 dias, o outro (o de ontem) morreu ao fim de 5 segundos. Fora de jogo ao Pepe e não se fala mais no assunto.

4 comentários:

Unknown disse...

Concordo em absoluto, a jogar assim vamos ser Campeões.

No Dragão mandamos nós. Rumo ao Bi!

Unknown disse...

E nós fazemos o barulho que eles fazem em casos iguais? Calamo-nos e tudo aceitamos. O nosso silêncio branqueia os roubos que nos fazem por isso se nada fazemos para alterar a situação, queixaamo-nos de quê? Eu queixo-me é da incompetência da Sad em não ter comprado um ponta de lança a sério, pois isso perante ineficácia dos nossos avançados pode custar-nos o campeonato.

Vidente Mor disse...

concordo, no entanto a ineficacia tem a ver com as demasiado altas espetativas em relaçao a jogadores como marega, soares, hernani, brahimi entre outros. Marega era um patinho feio e passou a ser o maior so que os pes sao os mesmos de ha dois anos, tres anos atras. Soares tem uns pes mais ou menos iguais, quertem afibnal o que, quer SC afinal o que? Reparem o porto ganha demasiados jogos em esforço, a ter de dar tudo, muitos com golos de bola parada, Marega e sabido que se puserem um afroicano igual a marca lo fica fora do jogo. PORQUE RAZAO SC GOSTA DE RASGAR MAREGA E NAO SO, PORQUE RAZAO SC UTILIZA ATE A EXAUSTAO HERRERA , BRAIMI , E NAO SO? Caramba porque jogam sempre os mesmos? Nao serve mais ninguem a SC? Se repararem esta acontecer exatamente o mesmo do ano passado, o esbanjar de pontos , as lesoes musculares, afinal SC com toda a sua exagerada emotividade nao percebe isso? Que raio temos uma defesa muitissimo boa mas nao podemos ter brahimi a jogar fresco so 30 minutos, herrera a funcionar como um automato, cade os outros? Manafa nao serve, lomu nao serve. Ninguem remata de longe a baliza querem o que?levar a bola ate perto do gredes? Porque razao SC nao muda nada? ate para surpreender os adversarios? Para que entrou hernani a 3 minutos do fim? Porque nao meter andre pereira no banco para fernando jogar mais recuado?
SC TEM MUITO, DEMASIADO DE JASUS, AS MESMAS VIRTUDES , OS MESMOS DEFEITOS QUE NAO LHES PERMITE SEREM CONSTANTES NOS TITULOS.
Os toupeiras com o sporting entraram a todo o gas como fizeram contra nos nataça da liga, marcaram e apartir dali o coitadito do sporting desintegrou se, o renan deu um frango contra nos mas depois com uma defesa de nivel mundial permitimos o empate quando eles acelararam um pouco mais, PORQUE RAZAO SC NAO GOSTA DE MEDIOS? corona e medio? brahimi e medio? para dois ou tres jogos talvez agora a jogar duas vezes por semana?
SC e o grande responsavel pelos maus resultados so porque e demasiado teimoso e se destabiliza com facilidade. Com jogos duas vezes por semana nao podem jogar sempre os mesmos, temos plantel para rodar mas ..... SC no alto da sua sapiencia gosta de rebentar os jogadores, duvido que seja algum dia um treinador de topo mesmo. Com o nosso tipo de futebol nunca ganharemos a equipas do nosso nivel, sera muito dificil como os resultados demonstram.
Contra o Moreirense sera mais um jogo identico e como so conseguimos jogar sempre a correr ...... e eles sao bem organizados.....serao mais dois pontos perdidos?
Apesar de nos esforçarmos e ate sermos suteriores aos adversarios a falta de serenidade da equipa tecnica passada para os jogadores torna nos vulneraveis, as bolas paradas resultam as vezes e com adversarios menos avisados . SC adora que digam que marcamos de bola parada exceto penaltis e um trabalho dele, adora meter o hernani sempe embora ele so resolva 15% sempre que entra, os tou+peiras estao a subir, tem um tipo de futebol que e bom para nos ganharmos, mas SC tem de ser mais homemsinho, menos teimoso ou nao ganhara nada esta epoca como quase esteve para acontecer na epoca anterior.

Unknown disse...

Achar o lance do Pepe semelhante com o de Rafa no minimo exagerado!!!
Mas tranquilo hoje joga o Jorge Sousa aficionado e no var o Ferreira o advogado...